Advento: de Onde Brota a EsperançaSample
Somos Fome
Você já deve ter reparado na quantidade excessiva de referências alimentares que a Bíblia carrega. Por aqui, temos até um ditado popular entre amigos: “Nos Evangelhos, ou Jesus estava comendo ou indo comer”. Poderíamos dizer que boa parte do ministério de Jesus foi entre as refeições. Mas isso não se limita aos relatos de almoços e jantares: a mensagem messiânica revela pães e peixes em toda parte. O motivo dessa ênfase é claro, afinal, quem se interessa por comida é aquele que tem fome. Você tem fome?
Jesus se apresenta como o Pão da Vida. Essa afirmação é profunda. Se você se lembrar dela apenas nos momentos de barriga roncando, pode acabar perdendo a riqueza do que ela diz.
Quando a Bíblia fala de fome, ela não se refere apenas a uma carência momentânea que experimentamos depois de ficar muito tempo sem comer. Na verdade, ela está apontando para a “Carência com C maiúsculo”. Não é que temos fome uma hora ou outra. Nós somos fome. Esta é a estrutura do nosso ser: nós desejamos e somos movidos por tais desejos. Temos fome de tudo — de amor, beleza, poder, verdade, justiça e comida (é claro). A nossa fome é gigantesca. Imagine um coração imenso com uma boca igualmente grande, que quer devorar tudo o que vê pela frente. A imagem é assustadora, não é?
Essa fome descontrolada é o que leva os seres humanos a cometerem tantas atrocidades. Porque nós precisamos ser saciados! A fome revela uma falta, e essa falta indica que algo pode nos preencher. E por aí vamos em busca de tudo e um pouco mais, pensando que coisas diferentes que não vêm de Deus podem satisfazer nossa fome.
Agora, leia o texto bíblico de novo (Jo 6.27-35) e repare como o seu sentido muda. Jesus é o Pão da Vida. Ele é o único suficiente para matar nossa fome. Existe um espaço no seu coração que clama pela presença de Deus, fome que só ele pode saciar. Coma esse Pão, e você será finalmente saciado.
—
Texto: Gabriel Pacheco
Arte: Jonatas Pontes
—
Para acessar mais versões, como o e-book e o audiobook do material, além de conhecer outros recursos de Advento preparados pela CV Brasil, acesse adventonatal.com.br.
Scripture
About this Plan
Na época do Advento, somos convidados a uma jornada que vai do escuro do nosso mundo à luz da nova vida em Cristo. Do medo à plena alegria. Neste plano de 25 dias (1 de dezembro até o Natal) você descobrirá como Jesus cumpre as promessas de redenção das Escrituras e como a esperança que brota em sua chegada invade o nosso dia a dia. Junte-se a nós!
More