Razões para crerSample
3. Base moral
Todos nós, independente de denominação ou crença, temos uma base moral interna. Como diria Immanuel Kant, independente da cultura, todos nós sabemos o que é certo ou errado. Até o próprio Richard Dawkins refuta o negativismo e diz que mesmo sendo ateu, isso não significava que não teria bons princípios morais ou não apreciaria a beleza do mundo. E de onde vêm esses bons princípios?
Por mais que digam que é certo e todos esteja fazendo, quando você fizer algo errado, sentirá que não está fazendo algo certo. Isso é impressionante! Por exemplo, mesmo que seja dito que trair o cônjuge não seja um problema, se você trair alguém, em algum momento se sentirá mal. Claro, algumas pessoas fingem que nada aconteceu e continuam a fazer as mesmas coisas, apesar de se sentirem mal. Com o tempo, esse sentimento pode se enfraquecer...
Para mim, essa é uma das maiores evidências que apontam para um Criador. Alguém colocou isso em nós! Se somos maus, você acha mesmo que “evoluiríamos” e nos tornaríamos pessoas melhores com o tempo? É muito pelo contrário, não é? Não estamos evoluindo! Apesar de não estarmos "evoluindo", sabemos distinguir o certo do errado. E só com essa concepção, já daria para responder à pergunta que mais é feita sobre Deus: Se Deus existe, por que existe o mal?
Nem vamos gastar fosfato tentando responder a essa pergunta de forma mais complexa, porque é possível voltar essa pergunta com outra: Se Deus não existe, por que vemos tanta bondade? O fato de existirem pessoas boas, nos mostra que existe uma base moral. Quem colocou isso em nós? Eu entendo que tenha sido Deus!
E aqui, preciso puxar a orelha de todos nós, como cristãos. Porque muitos de nós nos proclamamos cristãos, mas vivemos como se Deus não existisse. Somos cristãos nominais, mas vivemos como ateus. Na verdade, todos nós somos tentados a viver assim... Existem cristãos que se recusam a ser transformados por Deus, que dão desculpas para não obedecer ao Senhor, não se esforçam para ter relacionamento diário com Ele. Alguns buscam a felicidade, paz, amor em outros lugares, confiam mais em seus recursos, não compartilham o que acreditam, enfim, vivem como se Deus não existisse... Talvez seja por isso que muitas pessoas que nos rodeiam talvez ainda não acreditem em nosso Deus!
Mas voltando ao tema da base moral interna, vamos de coisas boas! Por exemplo, não sei se você já teve a oportunidade de demonstrar amor para um desconhecido... Levar uma sopa para pessoas em situação de rua, visitar um asilo ou orfanato, enfim, ajudar alguém que está precisando...
Não é impressionante o fato de nos sentirmos bem, quando fazemos o bem? Por que sentimos isso? Quem colocou isso em nós? Eu não tenho dúvidas de que foi Deus! E essa é mais uma razão de acreditar Nele. É por isso que a Bíblia nos ensina:
“Há maior felicidade em dar do que em receber.” (Atos 20:35, BV).
Percebe? Fazer o bem nos faz bem! Isso é inexplicável. Para mim isso só pode ser a presença de algo maior do que nós mesmos. Independentemente de nossa afiliação religiosa ou crenças específicas, há uma evidência inegável de uma base moral que nos guia para discernir o certo do errado.
Ao entendermos isso, não apenas vivenciamos uma vida mais gratificante e significativa, mas também nos tornamos testemunhas vivas do poder transformador da espiritualidade e da base moral que reside dentro de cada um de nós.
About this Plan
O tempo em que vivemos requer que nos aprofundemos nas razões de porque acreditamos em Deus e em sua Palavra. Este plano visa fortalecer sua fé e introduzir conceitos de apologética. A ideia é fornecer argumentos sólidos para defender sua fé, ajudando você a se firmar nas promessas de Deus e tornar-se uma testemunha mais eficaz do que acreditamos.
More