YouVersion Logo
Search Icon

Razões para crerSample

Razões para crer

DAY 5 OF 10

5. A Bíblia

A Bíblia é como uma biblioteca, uma coletânea de muitos tipos de livros ou escritos, a qual contém história, poesias, parábolas, códigos de lei, provérbios e dizeres, descrições visionárias apocalípticas, hinos, cartas; em suma, é um livro repleto de livros.

E é daí que vem o seu nome, do grego –ta biblia– que significa “os livros”. No total são 1.189 capítulos e o texto bíblico soma em torno de 750 mil palavras.

Precisamos admitir que qualquer religião (não apenas as denominações religiosas) tem um certo respeito e às vezes até uma curiosidade por esse livro, tanto é que ele é o mais vendido, traduzido e mais lido em todo o mundo. A arte, a literatura, a política, a história e as leis foram influenciadas pela Bíblia. Provavelmente isso aconteça porque ela traz respostas para as maiores perguntas existenciais que temos: “quem somos?”, “de onde viemos?” e “pra onde vamos?”. Infelizmente, por mais incrível que esse livro seja, ele não tem sido muito estudado.

O instituto Barna na Califórnia fez uma pesquisa em países onde a maioria é cristã para saber o nível de conhecimento sobre a Bíblia Sagrada, e descobriu-se que:

  • 93% dos entrevistados diziam possuir uma Bíblia em casa;
  • Apenas 12% a liam diariamente;
  • 38% liam esporadicamente (geralmente em momentos difíceis);
  • 42% dos entrevistados não concordavam que a Bíblia é a legítima Palavra de Deus e que ela não está totalmente correta em seus ensinos.

Aí a enquete fez perguntas sobre o conteúdo bíblico:

  • 69% acreditavam que a expressão “Deus ajuda quem cedo madruga” está na Bíblia;
  • 48% achavam que o livro de Tomé fazia parte do Novo Testamento;
  • 58% não souberam responder quem pregou o sermão da montanha.

Alguns estudiosos dizem que estamos vivendo em tempos de analfabetismo bíblico e até teológico. Ao conversar com meus amigos, tanto adolescentes quanto jovens, tenho percebido que muitos têm uma dúvida corriqueira sobre esse Livro: como garantimos que ele é realmente a Palavra de Deus? Podemos confiar em um livro arcaico como esse? A Bíblia não foi alterada com o passar do tempo?

Posso afirmar com toda a certeza que não! Ela não foi alterada!Podemos aceitar a originalidade da Bíblia. Por exemplo, a papirologia, que é a ciência que estuda os papiros (uma folha feita com uma planta, que inclusive foi o primeiro material usado para escrever a Bíblia), tem provado através de vários estudos que podemos traçar com precisão 98 a 99% da originalidade do Novo Testamento.O que isso significa? Que o que foi escrito chegou até nós da forma em que foi escrito.

E pense comigo: Se alguém fosse mudar alguma coisa na Bíblia, o que mudariam? Provavelmente os erros dos personagens bíblicos! Interessante é que a Bíblia não esconde os erros graves que seus personagens cometeram, nem omite as consequências por seus pecados. Que biografia faz isso? As falhas geralmente são encobertas!

Além disso, percebemos que seu conteúdo continua atual. A Bíblia tem uma mensagem para todas as pessoas, em todos os tempos!

Outra coisa é sua aplicabilidade. Aplique os princípios bíblicos da administração em seu orçamento e veja se você não escapará das dívidas. Aplique os princípios da fidelidade em seu casamento (namoro ou noivado) e veja se você não terá um relacionamento mais feliz. Aplique os princípios do perdão e veja se você se sentirá mais “leve”. Aplique os princípios da honestidade na escola, faculdade ou em seu trabalho e veja se você não terá sucesso.

Enfim, aplique a Bíblia em sua vida, e veja se você não concorda – a Bíblia ainda funciona. Por isso, ela mesma diz: “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” Isaias 40:8.

Day 4Day 6

About this Plan

Razões para crer

O tempo em que vivemos requer que nos aprofundemos nas razões de porque acreditamos em Deus e em sua Palavra. Este plano visa fortalecer sua fé e introduzir conceitos de apologética. A ideia é fornecer argumentos sólidos para defender sua fé, ajudando você a se firmar nas promessas de Deus e tornar-se uma testemunha mais eficaz do que acreditamos.

More