YouVersion Logo
Search Icon

Razões para crerSample

Razões para crer

DAY 7 OF 10

7. Evidências históricas de Jesus

Existem quatro tipos de fontes históricas que podem nos lançar luz sobre a pessoa de Jesus, e eu quero te mostrar um pouco de cada uma.

  • Fontes cristãs

Obviamente, os relatos sobre Jesus estão presentes no Novo Testamento, que são os documentos mais antigos e mais próximos dos eventos que descrevem. Os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) narram a vida, os ensinamentos, a crucificação e a ressurreição de Jesus. Embora tenham uma perspectiva teológica, eles também contêm detalhes históricos e foram escritos por pessoas que foram testemunhas oculares ou tiveram acesso a testemunhas oculares.

Alguns podem pensar que se o Novo Testamento foi escrito por cristãos, então ele não é uma literatura imparcial. Isso não faz sentido algum. Pois praticamente toda literatura é “enviesada”. Se não for assim, um judeu não poderia escrever sobre o holocausto, nem um afro-americano poderia escrever sobre a escravidão nos EUA! Na verdade, essas pessoas são as que mais tem condições de escrever sobre esses temas. Por que seria diferente com o cristianismo?

  • Fontes judaicas

Existem várias referências a Jesus em fontes históricas não cristãs. Flávio Josefo, por exemplo, era um historiador judeu do século I, e menciona Jesus em suas obras "Antiguidades" e "Guerras Judaicas".

  • Fontes romanas

As fontes clássicas mais antigas que se referem a Jesus e aos cristãos datam do final do 1º século e começo do 2º. Naquele tempo, o segmento cristão era considerado nos meios romanos como uma simples superstição. Porém, temos menções muito importantes a Jesus e ao movimento cristão de filósofos, como Mara Bar-Serapião, e de historiadores, como Tácito e Suetônio.

  • Testemunhos Indiretos

Além das fontes mencionadas acima, existem testemunhos indiretos que confirmam a existência de Jesus. Por exemplo, o Talmude Babilônico, uma obra judaica do século I, faz referências a Jesus e aos eventos relacionados a ele, embora de maneira crítica. Luciano de Samósata, um escritor e satirista grego do século II, menciona Jesus e os cristãos em sua obra "A Morte de Peregrino".

  • Consenso Histórico

A maioria dos estudiosos, independentemente de sua afiliação religiosa, concorda que Jesus existiu como uma figura histórica. Essa conclusão é baseada na análise das evidências disponíveis e no método histórico utilizado para avaliar a autenticidade de figuras históricas em geral.

Como há de se admitir, existem diversas evidências de que Jesus realmente existiu como homem, que teve um impacto significativo em seu tempo e de que foi o fundador do movimento que se tornou o cristianismo. Há fortes razões para crer que Jesus de fato existiu! O grande ponto é aceitar o que Ele disse de si mesmo: que Ele foi mais do que um simples homem, mas o cumprimento das profecias, nosso Substituto.

Day 6Day 8

About this Plan

Razões para crer

O tempo em que vivemos requer que nos aprofundemos nas razões de porque acreditamos em Deus e em sua Palavra. Este plano visa fortalecer sua fé e introduzir conceitos de apologética. A ideia é fornecer argumentos sólidos para defender sua fé, ajudando você a se firmar nas promessas de Deus e tornar-se uma testemunha mais eficaz do que acreditamos.

More