Pais e Filhos PequenosSample
Atos de serviço
... tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. (Jo 13.1b)
A quinta linguagem do amor é a que envolve atos de serviço. Isso significa que o amor vai ser comunicado e percebido tendo como meio as ações que vão em direção ao outro. Essas ações que demonstram amor podem ser bem simples, mas sempre vão falar alto ao coração de quem se expressa assim.
No caso das crianças temos um duplo desafio. Ao mesmo tempo em que queremos demonstrar amor fazendo coisas por elas, precisamos incentivá-las à autonomia. Então, amar o filho ou filha através do serviço, por vezes, significa estar com ele durante alguma atividade, sem substituí-lo.
Mais uma vez temos uma aula sobre a graça de Deus. O texto de Lucas que lemos nos leva a ver o serviço como forma de amar, sem esperar recompensas. Aí está algo em que precisamos ser tratados. Fazemos as coisas para nossa família com o fim de sermos amados? Se essa for a motivação, o boleto emocional vem logo em seguida e as cobranças vão minando as relações familiares.
Os atos de serviço como forma de expressão do amor também são solo fértil para cultivar a gratidão. Dificilmente uma criança não vai gostar que façamos algo por ela. Mas também é verdade que as crianças são naturalmente autocentradas. Por isso mesmo precisam ser ajudadas a perceber a graça nos atos de amor. De nada adianta fazer algo por alguém da sua família querendo demonstrar amor e depois dizer: “fiz tanto por você e agora isso?!” O amor foi pelo ralo. Assim, acabamos ensinando que tudo é troca. Mas o objetivo precisa ser que aqueles que observam nosso exemplo sejam inundados pelo amor gracioso de Deus.
Trabalha em nossos corações, Senhor, de forma a expressarmos cada vez mais o amor em serviço gracioso. Amém.
Scripture
About this Plan
Chegar em casa com um bebê recém-nascido é uma experiência transformadora. Além de nos ajustarmos às demandas da nova vida, também temos o privilégio de ser os primeiros professores da Palavra de Deus para essa criança. Enquanto trocamos fraldas e embalamos nos braços, podemos contar histórias bíblicas, orar juntos e modelar uma vida de fé. Vamos aprender juntos?
More