Pais e Filhos PequenosSample
Presentes
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. (2Co 13.13)
O trecho que lemos da Carta aos Romanos não traz a palavra “amor”. No entanto, sabemos que o acolhimento de Deus em sua justiça acontece justamente pelo imenso amor demonstrado na cruz de Jesus. Isso é graça de Deus.
A linguagem de amor relacionada a presentes nos desafia a aprofundar o conceito de graça. Um presente precisa ser de graça. Se for merecido, não é um presente: é salário. Não é parte do desenvolvimento de um relacionamento: é uma negociação de interesses. A pessoa que percebe e entrega amor através de presentes entende bem desse assunto desde criança.
É difícil encontrarmos alguém que não goste de ganhar presentes. Quando criança, então, nem se fala! Mas, antes que as preocupações aumentem muito, queremos deixar claro que para falar a linguagem de amor dos presentes nem sempre é necessário gastar dinheiro. Neste caso, o presente tem o firme propósito de demonstrar o quanto nosso filho é especial e amado. Sem merecimento. É graça. Pode ser um lanchinho especial, um brinquedinho bem simples ou até um bilhetinho em um lugar estratégico.
Quando só damos presentes nas situações em que “fazem por merecer” dificultamos que a noção de “graça” seja compreendida. Isso pode ser ampliado para a maneira pela qual eu reajo quando recebo algum presente. Tenho expressado verdadeira gratidão? Ou fico preocupado em como devo retribuir? Isso não tem graça — em todos os sentidos! E fala bastante sobre como tenho me relacionado com Deus.
Graça, amor e comunhão estão intimamente relacionados no versículo em destaque. E isso não é sem propósito.
Senhor, que a tua graça seja vista claramente em minhas demonstrações de amor por minha família. Amém.
Scripture
About this Plan
Chegar em casa com um bebê recém-nascido é uma experiência transformadora. Além de nos ajustarmos às demandas da nova vida, também temos o privilégio de ser os primeiros professores da Palavra de Deus para essa criança. Enquanto trocamos fraldas e embalamos nos braços, podemos contar histórias bíblicas, orar juntos e modelar uma vida de fé. Vamos aprender juntos?
More