Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5Sample
TEXTO BÍBLICO
Testemunhos acerca de Jesus
João 5:31-47
31“Se testifico acerca de mim mesmo, o meu testemunho não é válido. 32Há outro que testemunha em meu favor, e sei que o seu testemunho a meu respeito é válido. 33“Vocês enviaram representantes a João, e ele testemunhou da verdade. 34Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos. 35João era uma candeia que queimava e irradiava luz, e durante certo tempo vocês quiseram alegrar-se com a sua luz. 36“Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou. 37E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, 38nem a sua palavra habita em vocês, pois não creem naquele que ele enviou. 39Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; 40contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. 41“Eu não aceito glória dos homens, 42mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. 43Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. 44Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único? 45“Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças. 46Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. 47Visto, porém, que não creem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?”
ENTENDENDO O TEXTO
31-32. Era costume, para se confirmar uma palavra, que houvesse pelo menos duas testemunhas, não podendo ser a própria pessoa.
33. João Batista era uma destas testemunhas, que afirmava ser Jesus o Filho de Deus.
34. Jesus não precisava de aprovação dos homens, mas indicou testemunhas terrenas para que os homens entendessem.
35. João iluminou e preparou o caminho para a chegada de Cristo, mas como vimos no capítulo 1, Cristo é que é a verdadeira luz.
36. As obras que Cristo fazia também eram provas de que Ele era o Filho de Deus.
37-38. Os judeus não estavam entendendo, pois não buscavam realmente a Deus e nem criam n’Ele.
39-40. Os judeus, em especial os fariseus, eram muito religiosos, liam e reliam o Antigo Testamento, estudavam os detalhes das regras e mandamentos. O Antigo Testamento já falava da vinda do Filho de Deus ao mundo, mas eles não creram e não aceitavam que Jesus era o Messias prometido. Os judeus esperavam um rei todo poderoso e Cristo veio de forma humilde, como Rei Espiritual.
41-42. Cristo sabia que eles faziam tudo por rituais e não por amor a Deus.
43-44. Eles não estavam crendo em Cristo e poderiam acreditar em outro que viria, mas que não era verdadeiro.
45. Quem acusaria os judeus, seria Moisés, que foi o escritor dos primeiros livros da Bíblia, que eram muito estudados e muitos sabiam até de cor.
46-47. Se os judeus realmente cressem no que liam, creriam em Jesus, pois Moisés falou que outro profeta viria, que seria maior que ele. Eles não acreditavam nem no que tanto estudavam, como poderiam crer em Cristo agora? Para você entender um pouco mais a história dos judeus, vou te explicar. Deus deu algumas regras de conduta aos judeus, como os Dez Mandamentos. Você já os leu? Neles, encontramos orientações de boas práticas e fala mesmo para guardar o sábado, para separar este dia para pensar em Deus, ir ao templo etc. Hoje, como vemos no Evangelho de João, isso foi transformado em outro tipo de servir a Deus. Devemos fazer o melhor, não só em um dia da semana, mas em todos. Jesus, mais a frente, ensina qual é o maior mandamento, que está acima de todos os outros: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” (Mateus 22:37-39). É isso que importa, os dias da semana em si já não importam mais. E sobre Moisés, você o conhece? Já ouviu sobre a história do começo da Bíblia? Deixe-me apresentá-la resumidamente. O povo judeu estava sendo escravo dos egípcios há 430 anos e Deus chama Moisés para libertar o povo desta escravidão. Deus fez coisas extraordinárias e sobrenaturais para que o faraó deixasse o povo judeu partir, como enviar as dez pragas sobre o Egito. Em cada praga, o faraó dizia que libertaria o povo, mas não cumpria a sua palavra. Até que, depois da décima praga, a da morte dos filhos primogênitos, ele então liberta o povo. No caminho, os israelitas dão de frente com o Mar Vermelho, e o que fazer? Deus manda Moisés marchar e abre o Mar Vermelho de forma sobrenatural. Eles passam a pés secos. Depois, Deus fecha o mar e todos os egípcios, que estavam perseguindo o povo, morrem afogados. No caminho pelo deserto até a Terra Prometida, Deus deu mais de seiscentas leis a Moisés para que ensinasse o povo, dentre elas as mais conhecidas são os Dez Mandamentos. Estas leis são a base do povo judeu da época de Jesus até os dias de hoje. Nestas Leis já havia menção de que Jesus viria e, mesmo as estudando tanto, eles não enxergavam que Jesus era o Cristo, o prometido de Deus. Disse Moisés: “O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.” (Deuteronômio 18:15). Estas são as palavras que Deus falou para Moisés e aos judeus, que viria do meio deles um profeta maior que Moisés, que era Jesus. Este texto foi escrito aproximadamente dois mil anos antes de Jesus nascer. Lembra da samaritana do poço que disse que “a salvação vem dos judeus”? Aprendemos que desde a história da Criação até chegar a Moisés e outros fatos, tudo está nos planos de Deus.
PAUSA PARA MEDITAR
Através do estudo da Bíblia, você tem conseguido entender que Jesus é realmente o Filho de Deus?
Scripture
About this Plan
Este plano foi feito para você! Este devocional é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro: “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.
More