YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5Sample

Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5

DAY 5 OF 11

TEXTO BÍBLICO

A cura junto ao tanque de Betesda

João 5:1-15

1Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. 2Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. 3Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. 4De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. 5Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. 6Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?” 7Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. 8Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. 9Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, 10e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é sábado, não é permitido a você carregar a maca”. 11Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Pegue a sua maca e ande’ ”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é esse homem que mandou você pegar a maca e andar?” 13O homem que fora curado não tinha ideia de quem era ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão. 14Mais tarde Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não aconteça a você”. 15O homem foi contar aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado.

ENTENDENDO O TEXTO

1-4. Tanque de Betesda. Em nenhum outro lugar da Bíblia há citação sobre este lugar ou alguma explicação sobre o que realmente acontecia ali. Mesmo sem entender exatamente como “funcionava” este agitar das águas, algo especial acontecia.

5. O paralítico vivia ali e estava esperando por sua cura há 38 anos.

6-7. Jesus o encontra e pergunta se ele deseja ser curado. O paralítico só vê a possibilidade da cura através do mergulho no tanque. Que fé pequena! Ele cria só no que conhecia e para ele a única possibilidade e solução seria entrar lá rapidamente, antes de alguém.

8-9. Jesus vendo isso, dá uma ordem: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande!”. O paralítico não duvidou, levantou e saiu andando carregando a maca. Imagine só, ele devia ser uma pessoa muito conhecida ali todos sabiam de seu problema e de repente, ele sai andando!

10. Então os judeus intervêm. Ah, os judeus! Ao invés de glorificar a Deus, reclamam com Jesus pois era sábado e pela religião judaica não era permitido fazer nenhum trabalho ou esforço neste dia. Pior ainda, quando descobrem quem curou o homem começam a armar um plano para matar Jesus.

11-13. O paralítico obedeceu a Jesus, mas até aquele momento não sabia que Ele era o Cristo.

14. Jesus, mais tarde, encontra o paralítico e ordena para que ele não volte a pecar. Jesus transforma o exterior, mas quer transformar principalmente o interior.

15. O homem, sabendo que foi Jesus quem o curou, foi contar para os judeus.

PAUSA PARA MEDITAR

O que podemos aprender através da cura do paralítico?

Jesus prova que pode fazer qualquer milagre, como desejar.

O paralítico enxergava apenas uma solução, mas em Deus temos mais possibilidades para resolver qualquer situação, problema ou dificuldade. Deus é ilimitado e Ele, muitas vezes, nos surpreende. Creia nisso!

Scripture

Day 4Day 6

About this Plan

Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5

Este plano foi feito para você! Este devocional é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro: “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More