YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5Sample

Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5

DAY 1 OF 11

Oi! Meu nome é Juliana Cristina, e fico muito feliz que você tenha aceitado o desafio de começar este plano, saiba que estou orando por você!

Assim como eu, alguma vez você quis buscar mais a Deus, mas não sabia por onde começar não é!? Pegou a Bíblia, abriu em algum trecho e não entendeu nada... saiba que você não é a única que passou por isso... e justamente por isso Deus criou o “PROJETO AMIGA BÍBLIA”, para te ajudar a criar o hábito de ler a Bíblia diariamente, não só ler, mas entender, meditar e colocar em prática os ensinos tão preciosos da própria Palavra de Deus.

Vamos começar hoje um “mini-plano” baseado no Evangelho de João, desejo que este seja seu primeiro plano “Amiga Bíblia — Comentário Bíblia Devocional”, além deste temos muitos outros planos aqui para você continuar em frente conhecendo mais sobre Deus através da Sua Palavra.

Este plano é a parte 2 do plano: “Amiga Bíblia Comentário Devocional — João”. Se ainda não leu a parte 1, te convido a pesquisar aqui mesmo no aplicativo e começar por lá.

TEXTO BÍBLICO

Jesus conversa com uma samaritana

João 4:1-26

1Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, 2embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. 3Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia. 4Era-lhe necessário passar por Samaria. 5Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. 7Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. 8(Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) 9A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) 10Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva”. 11Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? 12Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?” 13Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. 15A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. 16Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. 17“Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. 19Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. 20Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. 21Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. 25Disse a mulher: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”. 26Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.

ENTENDENDO O TEXTO

1-3. Os fariseus eram um grupo de judeus bem rígidos com muitas regras detalhadas para servir a Deus. João Batista começou a batizar as pessoas para o arrependimento. Depois, Jesus e os discípulos continuaram a batizar.

4-6. Jesus chegou a Samaria, uma cidade que os judeus não gostavam. Havia uma desavença antiga entre judeus e samaritanos. Ele parou em um poço para descansar e beber água, o poço feito por Jacó, um dos patriarcas do povo judeu. Jacó era filho de Isaque, e neto de Abraão. José era filho de Jacó. Jesus estava cansado e sentou-se à beira do poço. Este detalhe prova a humanidade de Jesus, Ele era como nós. Nesta passagem, precisamos entender os costumes da época. Além dos judeus não gostarem dos samaritanos, as mulheres naquela época eram desprezadas, sem valor. Era normal fazerem trabalhos braçais como ir ao poço buscar água. Esta mulher, em especial, não era muito bem vista na cidade. Ela já tinha tido muitos maridos e as outras mulheres não queriam chegar perto dela. Este é um dos motivos de sua ida ao poço ao meio-dia, justamente na hora mais quente, quando ninguém estaria lá para julgá-la ou falar mal dela.

7-8. A samaritana fugia dos outros, mas de Deus não conseguimos fugir. E lá estava Jesus, sentado à beira do poço. Ele puxou conversa com ela. Estavam só eles dois.

9. A samaritana achou estranho o seu comportamento. Como um homem, principalmente um judeu, estava falando com ela? Jesus responde que se ela soubesse de verdade quem era Ele, ela pediria “água viva” para Ele.

10. A água é algo essencial para o homem, a vida, assim como a presença de Deus também é.

11-12. A samaritana, como veremos muitas vezes, entende tudo no sentido literal, comum e real, e não no espiritual. Jesus sempre usava fatos e acontecimentos reais do dia a dia como lições para ensinar os assuntos espirituais.

13-14. Jesus fala que Ele é a água viva. E quem beber desta “água”, que é o próprio Jesus, terá uma fonte viva para toda a vida, a terrena e a eterna.

15. A mulher ainda conversa considerando apenas a água real e material, como a água do poço. Ela queria esta água para nunca mais precisar ir buscar. Era muito trabalho ir até lá e se ela bebesse esta tal “água viva” não teria mais que ir. Ela desejava a solução para a sua vida naquele momento, porém não entendeu que Jesus queria dar-lhe muito mais. Ele queria lhe oferecer a vida eterna que vem só através d’Ele, a verdadeira “Água Viva”.

16-18. Jesus sabe de todas as coisas, até de nossos pensamentos. Ele pede para a mulher ir chamar o seu marido. Ela responde, com sinceridade, que na verdade não tem marido. Jesus, assim como Deus, é Onisciente, conhece e sabe de tudo. Ele sabia que ela já tinha tido cinco companheiros.

19. Com as palavras de Jesus, ela percebe que Ele é uma pessoa diferente pois sabia de tudo o que se passava em sua vida. Realmente, Ele nos conhece, quer estar e falar conosco sempre. Você já leu algum texto da Bíblia, alguma passagem das Escrituras e sentiu que era exatamente para você? Sem você falar nada, ouviu uma resposta para a sua vida?

20. Agora que a mulher reconhece Jesus como profeta, ela lhe pergunta sobre questões espirituais. Onde se deve adorar a Deus? Em que lugar?

21-22. Jesus explica que não é o lugar em si que importa, mas conhecer a Deus e saber que “a salvação vem do povo judeu”. Ele era judeu, era o Salvador, era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

23-24. Deus busca adoradores verdadeiros que não O adoram só em lugares específicos, mas sim, em espírito, de todo o coração, e em verdade, com a consciência também.

25. Ela mesmo, sendo samaritana, sabia que “o Cristo”, o enviado de Deus viria e explicaria muitas verdades para as pessoas. Este é Jesus!

26. Jesus revela-se a ela. Que precioso! Ele é o Messias Salvador que ela estava esperando.

PAUSA PARA MEDITAR

Como a água, Jesus é essencial para a nossa vida. Ele te conhece muito bem e quer que você beba da fonte. Jesus é a fonte!

Scripture

Day 2

About this Plan

Amiga Bíblia - Comentário Devocional - João - Parte 2/5

Este plano foi feito para você! Este devocional é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro: “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para te ajudar a ler, entender o texto e aplicar na sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More