#JESUS2023 - Devocionais DiáriasSample

Dia 23- A traição
Nas nossas relações, a traição é com certeza uma das maiores dores que um homem pode sentir, principalmente, quanto maior for a confiança e intimidade. Uma vez traídos, é difícil reatar qualquer tipo de relacionamento, afinal, é preciso de confiança para nutrir uma boa convivência. Se a verdade não é honrada na relação, é quebrado o local seguro do desfrute e da vulnerabilidade. A traição é a quebra da relação. A natureza de Deus é relacional, de aliança e, por isso, a bíblia é clara em dizer que Ele odeia a mentira, a traição, o divórcio e quem provoca discórdia entre os irmãos. A traição quebra o que Deus mais quer proteger: a união de sua família.
Jesus foi traído por Judas Iscariotes por 30 moedas de prata, todos nós conhecemos essa história. Tudo estava dentro do plano de Deus, Jesus já sabia a dor que haveria de passar e aguentaria até o que lhe era detestável, a traição. Suportou para cumprir a vontade do Pai, que era restaurar o relacionamento entre nós e Deus. Adão e Eva foram os primeiros a traírem Deus, quebrando a aliança e, até então, nós também andávamos em traição. O desejo do nosso coração era ser governado por nós mesmos, não se submeter ao Senhor ao não abrir mão de nossas vontades.
Ainda sim, o nosso Senhor, colocou Judas ao seu lado na ceia, lugar dos mais íntimos e se humilhou diante de seu traidor lavando os seus pés, sabendo de tudo o que ele já havia feito. Jesus ainda o chamou de amigo. Não podemos compreender tamanho amor e misericórdia. Preço altíssimo ele pagou ao ser traído para perdoar nossa traição e restaurar a aliança. Jesus não se agarrou em seu direito de se sentir ofendido ou injustiçado, nem usou de seu poder para retaliação ou ataque, mesmo após a traição continuou amando.
Deus perdoou a nossa traição e nos adotou como filhos. Agora como filhos, devemos agir da mesma forma que Cristo agiu, para revelá-lo a outros traidores a fim de que se arrependam e obtenham o mesmo perdão que recebemos. Essa é a vontade de Deus. Enquanto não vivermos conforme ela, estaremos traindo a missão que ele nos deu. E mesmo que seja impossível através das nossas forças e próprio entendimento, com o Espírito Santo se torna possível. A missão pode ser árdua mas garante plenitude. Pode ser pesada mas ao traí-la o peso é ainda maior, é o peso da morte - da quebra da relação.
“Então Judas jogou as moedas de prata no templo, saiu e se enforcou.” (Mateus 27:5 NVT)
Aplicação:
É nosso dever honrar com a verdade, não difamar, não trair nas relações, não mentir e nem trapacear. Também ao sermos traídos, não devemos nos agarrar ao direito de nos sentir ofendidos mas sim ao dever de perdoar.
Com a ajuda do Espírito Santo, ore pelas pessoas que possam ter te machucado e traído, liberando perdão e o amor do pai sobre elas e se revista da força de Jesus para se reconciliar com a pessoa, tratando-a como Jesus lhe tratou. Se o agressor for você, peça perdão a Deus e humildade para ir até a pessoa que você machucou e faça o que só você pode fazer: diga a verdade e peça perdão. Faça isso é Cristo será glorificado e revelado através de você.
André Maron - ICF Rio de Janeiro
Scripture
About this Plan

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.
More