YouVersion Logo
Search Icon

#JESUS2023 - Devocionais DiáriasSample

#JESUS2023 - Devocionais Diárias

DAY 24 OF 40

Dia 24 - Negando Jesus, o Cristo

Além de ter sido traído, Jesus também foi negado por um dos seus discípulos. Simão Pedro acreditava e disse que morreria pelo seu Senhor, mas Jesus previu que ele o negaria três vezes. Falamos tanto do nosso amor por Jesus Cristo mas a verdade é que olhando essa história deveríamos também desconfiar. Será que o amamos mesmo ou já colocamos outra coisa em seu lugar? Será que meu amor está na expectativa de receber bênçãos em troca? É preciso meditar sobre as nossas reais motivações, a fim de submetê-las a Cristo para que estejam alinhadas diariamente com o propósito de Deus. Negar a Cristo não acontece só em casos extremos de perseguição religiosa, nesses casos é difícil saber qual seria nossa reação, mas se formos realmente sinceros saberíamos que nosso amor pode ser maior e é isso que devemos buscar.

Pedro o negou, apesar de dizer que morreria por ele. Palavras ditas sem compromisso são apenas fluxo de ar, amar requer ação e verdade. Não adianta dizer que ama sua esposa ou sua mãe e isso não se refletir em simples ações práticas, como ajudar nas tarefas de casa ou em ter mais paciência. Pedro o negou, apesar de ter puxado uma espada e cortado a orelha de um dos que vieram prender Jesus. Definitivamente ele teve coragem. Porém, só a coragem ainda não é suficiente.

Em outra ocasião, quando Jesus prediz que sofreria muitas coisas terríveis, seria morto mas no terceiro dia ressuscitaria, Pedro foi enfático dizendo que jamais aconteceriam tais coisas, quase um “vira essa boca pra lá, Deus o livre”. Apesar de aparentemente defender Jesus, o próprio o repreendeu dizendo-lhe: “Afasta-se de mim, Satanás!”. Talvez ele estivesse realmente disposto a morrer por seu mestre e amigo, mas como a palavra diz: “se desse tudo que tenho aos pobres e até entregasse meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, de nada me adiantaria” (1Cor.13-3)

Para além das palavras e da coragem, faltava o Amor. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós” (1João 3.16 NVI). O amor sacrificial, o amor que não se poupa, não se guarda, não busca os próprios interesses mas antes em tudo se dá, se entrega e sofre, incondicionalmente. Esse é o amor de Cristo e é o amor que é esperado por nós Filhos de Deus segundo a vontade do nosso Pai. Pedro amou Jesus mas não amou o Cristo, quis poupar Jesus quando a sua maior missão era ser sacrificado por nós.

Aplicação:

Medite em silêncio, perguntando ao Espírito Santo: O que tem me atrapalhado a me entregar por completo? Me preocupo mais em viver uma vida confortável e desfrutar do que ela pode me proporcionar ou estou mais preocupado em como amar mais e revelar mais Deus ao próximo? Estou parando o suficiente para ouvir a direção de Deus e viver uma vida no espírito? No fim, ore pelas respostas que surgirem em seu espírito.

Pai, eu oro para que, como igreja, nós amemos o chamado de Cristo e não só o que Jesus pode nos dar de agradável. Que não só busquemos amar o Jesus que pode satisfazer as nossas vontades mas também o Cristo que as sacrifica, a fim de que sejamos um com ele e contigo Pai. Amém.

André Maron- ICF Rio de Janeiro

Day 23Day 25

About this Plan

#JESUS2023 - Devocionais Diárias

Ao longo desses 40 dias que antecedem a Páscoa nós iremos fazer uma imersão profunda deste tema. Da Páscoa judaica até a atual Páscoa Cristã, veremos os desdobramentos dessa celebração ao longo dos tempos. Sendo assim, junte-se a nós nesse incrível estudo inspirado diretamente pela palavra de Deus, a Bíblia.

More