15 Dias na carta aos GálatasSample
Paulo aborda um tema que pode parecer estranho, a circuncisão. Este tema está relacionado com aquilo que se achava que os gentios deviam fazer ou não para serem salvos. Quando Paulo traz este assunto, ele está a falar de algo mais do que apenas o corpo. Paulo pretende que os irmãos da igreja entendam bem que justificação é só pela fé em Cristo e que temos liberdade além da lei.
Estes judaizantes – assim são chamados porque confundiam o judaísmo com o cristianismo - ensinavam que os gentios tinham de se tornar judeus para se tornarem cristãos. A ideia que eles passavam era: “A menos que sejas circuncidado segundo a lei de Moisés, não podes ser salvo." Paulo chama-os de falsos irmãos. Chama-os de “irmãos”, porque afirmavam ser cristãos, mas “falsos” porque, no fim das contas, não seguiam a Cristo.
Seja o que for que chamemos a estes homens, eles eram inimigos da liberdade, razão pela qual Paulo se posicionou tão fortemente contra eles. Paulo sabia que as pessoas que desejam manter a sua liberdade em Cristo têm de lutar por ela.
Paulo conta o que aconteceu em Antioquia, onde Pedro não agiu corretamente, mas procedeu de acordo com a aprovação humana através da lei, com a finalidade de nos mostrar que, na tentativa de cumprir leis que são boas e importantes, podemos cair no erro de querer agradar às pessoas em vez de a Deus. Paulo põe os gentios e judeus ao mesmo nível ao dizer que todos somos pecadores.
Scripture
About this Plan
Nestes 15 dias, vai percorrer a carta aos Gálatas, escrita pelo apóstolo Paulo, e descobrir os desafios que os cristãos e a Igreja enfrentavam naquela altura e os desafios que pode estar a enfrentar ainda hoje.
More