A Fé Funciona: Um Estudo Em TiagoSample
Como a fé funciona quando você está irritado?
Da revista da fila de espera aos talk-shows do rádio e até a seção de comentários daquele último controverso blog e programa de televisão de opiniões políticas bombásticas, a nossa cultura está saturada e obcecada em expressar a última raiva do momento. Todo mundo tem um advogado argumentativo interior sentado sobre o trono do seu coração. Sendo as palavras cheias de raiva faladas, ou fervilhadas sob a superfície de um calmo semblante, todos já caímos na armadilha de um discurso tagarela. Tiago tem uma boa palavra para nós: escute, acalme-se, esfrie suas turbinas, morda sua língua e faça o que prega, o que significa ir embora antes que comece a falar. De outro modo, a sua religião não tem valor.
Como alguém que gastou toda a vida desdizendo coisas ditas da forma errada, o conselho de Tiago lembra-me de muitas palavras que eu não deveria ter dito. E com você? Algum texto, e-mail, postagem em rede social, mensagens de voz ou conversa que, uma vez esfriada a cabeça, você desejaria voltar no tempo e apagar?
Tiago instruiu os cristãos a como ouvir, falar, expressar raiva construtivamente, ser puros e imaculados e a praticar um autoexame saudável, a fim de evitar autoengano. Uma coisa que aprendi pelo jeito difícil é que a nossa primeira resposta é geralmente na carne, e responder no Espírito demora um pouco mais.
Para ser claro, Tiago não é um covarde que está com medo de dizer coisas duras, ou um lisonjeiro que manipula pessoas somente pelo sorriso e citando cartões motivacionais. Tiago nos instrui a como evitar tornar provações em tentações com a sua sabedoria sobre a fala e a obediência. Se permitirmos que nossa raiva nos controle, não ouviremos verdadeiramente ao outro e pecaremos em nossa raiva. Como Provérbios 15:1 também nos diz: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira". O objetivo de Deus não é que ganhemos o argumento, mas que ganhemos a pessoa com quem estamos discutindo. Para isso precisamos prestar atenção no que dizemos, quando dizemos e como dizemos.
A religião fala muito, mas faz pouco. Tiago inverte o script e diz que aquilo em que verdadeiramente cremos é mais claramente revelado pelo que vivemos do que pelo que falamos. Quando tudo estiver dito e feito, muito mais terá sido dito do que feito. Judas serve como um doloroso exemplo, já que ele ajudou a liderar o ministério de Jesus, orando e cantando, enquanto roubava o dinheiro.
Como cristãos, se dizemos que aceitamos a Palavra de Deus, significa que também precisamos viver por ela. De outra forma, tornamo-nos hipócritas apontando o cisco no olho dos outros, enquanto desprezamos a trave no nosso. Se apenas ouvirmos ou lermos Sua Palavra, mas não meditarmos nela e permitirmos que ela nos mude, Tiago diz que a nossa "religião é vã". Algumas pessoas precisam de mais informação – elas precisam ler mais a Bíblia, estudar mais e aprender mais. Muitos, se não a maioria das pessoas, precisa de mais obediência – agindo de acordo com o que elas já sabem antes de aprender mais.
Podemos saber muito de Bíblia, mas as nossas ações mostrarão o que cremos. Charles Spurgeon disse: "Se a sua religião não o faz santo, ela o condenará. É simplesmente uma pompa para nela ir para o inferno".
Considere estes exemplos. Ir à academia não lhe faz nenhum bem a menos que você se exercite. Comprar vitaminas não lhe faz nenhum bem a menos que as tome. Ter um cinto de segurança não lhe faz nenhum bem a menos que o afivele. Ter uma Bíblia não lhe faz nenhum bem a menos que você a obedeça.
O que você sabe que precisa começar a fazer ou parar de fazer, ou que você simplesmente precisa obedecer e fazer acontecer?
Scripture
About this Plan
O incrível e prático livro de Tiago, escrito por um dos irmãos de Jesus, nos dá um incrível olhar de Jesus pela parte de dentro, a partir de um membro da sua própria família. Neste plano de 12 dias, você estudará os escritos de Tiago e como ele apresenta Jesus, de modo prático, como Senhor e objeto da nossa fé.
More