A Fé Funciona: Um Estudo Em TiagoSample
Como a fé funciona quando você está passando por provações?
Imagine a cena: você recentemente comprou uma casa velha. Ela foi esvaziada da mobília, mas lá em cima, no sótão, há algumas miudezas, incluindo uma velha e empoeirada caixa de cartas, datada do início de 1900.
Para compreender essa correspondência, você terá de estabelecer algumas coisas primeiro: qual era a intenção original da carta, quem eram o autor e o destinatário, e em que contexto ambos viviam. A mesma coisa se aplica quando abordamos os livros na Bíblia.
Antes de começar a aplicar o significado de um texto bíblico às nossas próprias vidas, temos de fazer esse tipo de "trabalho de detetive".
Primeiro, a história da igreja nos conta que esta carta saiu da pena do meio-irmão de Jesus, Tiago. Tiago viveu uma vida extraordinária. Imagine como teria sido crescer na mesma casa que Jesus. A Tiago foi dado o assento da frente para ver a vida cotidiana de Jesus, enquanto Ele era empoderado pelo Espírito para completa e perfeitamente obedecer a Deus em tudo na vida. Em Gálatas 1:19, Tiago é considerado um dos mais estimados e respeitados líderes cristãos de então e, em humildade, ele usa para si mesmo o simples título de "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo".
Era também um líder na igreja-mãe em Jerusalém (Atos 15), e habilidoso em resolver conflitos. Ele incluiu os gentios como parte do povo de Deus (Amós 9:11,12). Ele foi além para explicar que cristãos judeus e gentios poderiam e deveriam comungar juntos, e que os gentios não necessitavam observar a lei ritual. Ele também desafiou os cristãos gentios a se absterem de comportamentos potencialmente ofensivos aos judeus.
A audiência que Tiago tinha em mente parece ser de cristãos judeus, as "doze tribos que se encontram na Diáspora". Refere-se às origens históricas de Israel, que descendeu dos doze patriarcas (Dt 33). Mas o povo foi espalhado por causa das vitórias militares dos assírios e babilônios sobre a nação. A igreja, então, apropriou-se do título de "Diáspora" ou "Dispersão", tendo Jesus como o Messias que restabeleceu as doze tribos (Jr 3:18; Ez 37:19–24; Ct 17:28), e os cristãos - judeus ou não - reconheciam-se como os verdadeiros herdeiros da fé judaica (Rm 4; 1 Co 10:18; Gl 4:21–31; Fp 3:3). Em Cristo, a instrução e exortação do livro de Tiago é para todos na família de Deus através da fé Nele.
Humildemente Tiago se apresenta como "servo de Deus e de Cristo", um homem preso ao seu Mestre, vivendo a sua vida em amorosa obediência, sem importar o custo. Os versos 2 a 8 revelam que Deus dá duas coisas: provações e bons presentes. Às vezes, os dois estão juntos.
A vida é cheia de dores, problemas e perigos. Quando eles inevitavelmente chegam, a nossa primeira resposta é qualquer coisa, menos alegria, porque estas estações são difíceis de serem apreciadas. De acordo com Tiago, contudo, estas são oportunidades para crescer na fé. No nosso entendimento limitado, saúde, prosperidade, tranquilidade e conforto definem as nossas ideias de uma vida plena. Deus, entretanto, quer que invistamos no nosso caráter, e tempos difíceis podem produzir pessoas mais santas.
Nas e através das provações, Deus nos dá tanto o teste da nossa fé, para revelar onde encontramos a nossa verdadeira identidade e estabilidade, quanto sabedoria para encarar a provação.
Experimentar alegria na introdução de uma provação é algo que repousa firmemente sobre uma profunda fé no caráter de Deus e no poder do Espírito de Deus. Este é o exemplo que Jesus nos deu enquanto Ele carregava a cruz antes de chegar em Casa.
A que verdades, desta passagem e de outros lugares na Escritura, devemos nos apegar a fim de experimentar provações com alegria?
Scripture
About this Plan
O incrível e prático livro de Tiago, escrito por um dos irmãos de Jesus, nos dá um incrível olhar de Jesus pela parte de dentro, a partir de um membro da sua própria família. Neste plano de 12 dias, você estudará os escritos de Tiago e como ele apresenta Jesus, de modo prático, como Senhor e objeto da nossa fé.
More