YouVersion Logo
Search Icon

O Deus da esperançaSample

O Deus da esperança

DAY 3 OF 7

A vitória da esperança

O livro de Juízes relata um período turbulento da história dos israelitas. Midianitas, amalequitas e outros povos invadiam Israel sistematicamente, usando de violência para saquear os frutos de meses de trabalho árduo nas plantações e no pastoreio.

Na iminência dos ataques, os israelitas se abrigavam em esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas, abandonando casa, rebanhos e colheita. Essa atitude revela a total falta de esperança de conseguir suplantar seus inimigos.

É em meio a esse cenário que encontramos Gideão debulhando trigo, escondido no fundo de uma prensa de uvas, tentando salvar dos midianitas pelo menos um pouco do alimento para alimentar sua casa. Deus o escolhe para libertar os israelitas, mas ele responde a Deus de forma desconfiada e desesperançosa. 

O Deus da esperança sabia que o verdadeiro inimigo de Israel era o esconderijo da alma e desejava que seu povo saísse desse lugar. No caso de Gideão, o anjo do Senhor chegou com uma palavra de esperança, como se estivesse dizendo: “Gideão, os dias podem ter sido difíceis, mas o Senhor veio a Israel, como fez no passado. Sua alma precisa abandonar o esconderijo, onde diariamente você cultiva o medo e alimenta a desesperança!”.

Sempre que buscamos em Cristo o combustível espiritual para nos fortalecer e nos tirar dos esconderijos, nosso tanque é completado junto à cruz. Sim, é ao recorrer ao Senhor Jesus em oração e na leitura da Palavra que Deus derrama esperança, graça e consolo, frutos da sua presença em nossa vida. 

Deus quer que você transborde de esperança e alegria. É só buscá-lo. 


Adaptado de Flavio Valvassoura, O Deus da esperança: Motivação e alegria em meio às dificuldades da vida (Mundo Cristão, 2019).  

Scripture

Day 2Day 4