YouVersion Logo
Search Icon

O Deus da esperançaSample

O Deus da esperança

DAY 1 OF 7

Desesperança tem cura

Esperança. Amo profundamente esse conceito. Por isso, fico bastante triste quando converso com pessoas que, embora desejem viver dias melhores, aparentam completa desesperança. 

Trata-se de uma questão que tende a se agravar. Em seu sermão profético, registrado em Mateus 24, Jesus antecipou que, no fim dos tempos, a desesperança tomará conta do planeta. E já podemos vê-la, uma vez que o comportamento humano tem se distanciado cada vez mais dos valores de Deus. 

Quando a criatura se afasta do Criador, toda esperança se extingue, porque as pessoas estão completamente rendidas, entregues aos acontecimentos ruins da vida, afundando-se no mar do desespero. 

No entanto, se a desesperança começa a bater na porta do seu coração, saiba que é possível continuar a viver. 

A Bíblia está repleta de relatos de ações sobrenaturais do Deus que promete e cumpre, e isso alimenta nossa esperança. Na queda do homem, tudo parecia perdido. Porém, Deus se revelou, com a promessa de um Salvador para a humanidade caída: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3.15, NVT).

Jesus é esse descendente, e podemos ter certeza de que, por meio dele, o Deus da esperança estará sempre presente, inclusive quando não vemos saída e, aparentemente, não temos mais o que fazer. Em meio aos vales profundos da jornada, quando a caminhada se torna difícil e, até mesmo, insuportável, podemos olhar para o alto e encontrar em Deus a única e verdadeira fonte de esperança. 


 Adaptado de Flavio Valvassoura, O Deus da esperança: Motivação e alegria em meio às dificuldades da vida (Mundo Cristão, 2019).  

Day 2