Fé cidadãMuestra
Democracia, cidadania e participação
Exercer a cidadania é papel de todas as pessoas. Não é diferente com os evangélicos. Ou nos posicionamos como voz profética nesse mar de desigualdade social ou veremos nossa sociedade sucumbir.
Quando refletimos sobre cidadania e participação, é importante pensar: que tipo de fé estamos expressando na esfera pública? Que tipo de espiritualidade estamos vivendo?
Talvez você se pergunte: e o que a minha fé tem a ver com isso? Absolutamente tudo. Valores fundamentais, como a dignidade da vida, a igualdade entre os seres humanos e a garantia das liberdades derivam da fé cristã; logo, a defesa dos direitos humanos é inerente à sua prática. Compreender os fundamentos dessa fé nos leva a um engajamento na luta pela garantia desses direitos.
Se somos cristãos, devemos enfrentar e denunciar o mal. A gente ajoelha, ora e pede a desconstrução dessa arquitetura de morte. Mas é preciso mais que oração: necessitamos de coragem e ousadia para denunciar essas práticas diabólicas.
Como Igreja de Jesus, precisamos intensificar a produção de projetos e ideias que valorizem as pessoas, disseminem uma cultura de paz, lutem por justiça e igualdade de oportunidades para todos e todas. Pensar a ação da igreja nesse sentido é fazer memória do Deus justo que não deixa seu povo perecer nas mãos dos dominadores.
Adaptado de Carlos Bezerra Jr., Fé cidadã (Mundo Cristão, 2018).
Escrituras
Acerca de este Plan
Acompanhe Carlos Alberto Bezerra Jr. nessa reflexão sobre religião e política, um debate urgente no qual todos nós, como Igreja de Cristo, devemos nos engajar.
More