Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)نموونە

Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)

DAY 16 OF 17

Se você tirar a nação de Israel e o povo judeu da Bíblia, começando com Abraão e culminando com a vinda de Jesus Cristo, não resta praticamente nada. Você poderia pensar que o maior movimento que hpa em todo o mundo – a Igreja Cristã – seria cheia de pessoas judias. Contudo, a vasta maioria dos crentes ao redor do mundo hoje é gentia, enquanto a maioria do povo judeu não tem interesse em Jesus.

Paulo, que escreve Romanos, é um judeu e o Apóstolo dos gentios, como aprendemos na última seção. Em 11:25-32, aprendemos que este “endurecimento parcial” dos corações não é necessariamente um endurecimento permanente. Paulo diz que a rejeição de Cristo por parte dos judeus é apenas uma situação temporária que será substituída, uma vez que o número completo dos gentios apontados para a salvação tiver experimentado a salvação. Paulo mostra que Deus chamou Israel para Si mesmo, e que Deus não falhará no cumprimento dos Seus propósitos. Paulo também afirma que exatamente como o Evangelho foi originalmente guardado pelos judeus e, então, entregue aos gentios, assim também os gentios agora guardam o Evangelho e um dia o devolverão aos judeus. Paulo chama este futuro de mistério.

Esta seção é uma das mais controversas passagens em todo o Novo Testamento. Para simplificar, há duas grandes visões teológicas sobre esta seção e de seções relacionadas do Novo Testamento. 

1) A Teologia da Substituição (também chamada de Supersessionismo), que é uma subseção da Teologia da Aliança, vê a Igreja como tendo substituído Israel em todas as promessas de Deus. Abraão começou como um gentio, foi salvo pela graça, através da fé, e deu origem à nação de Israel. Subsequentemente, seja alguém judeu ou gentio, isso não importa, visto que tudo o que importa é a fé em Jesus Cristo. Qualquer pessoa pode confiar somente em Jesus Cristo para a salvação. Hoje, a Igreja substituiu Israel como o cumprimento de todas as promessas, profecias e bênçãos, e todas as referências à futura restauração da Terra Prometida devem ser interpretadas espiritualmente como o Lar Celestial para todo o povo de Deus.

2) A Teologia da Dispensação (Dispensacionalismo) ensina que há dois povos de Deus, e Ele geralmente não trabalha através dos dois igual e simultaneamente. No Antigo Testamento, Deus trabalhou através do Israel judeu. Hoje, Deus está trabalhando através da Igreja Gentia. Um dia, Deus irá remover a Igreja Gentia através do arrebatamento dos santos, e haverá um retorno do trabalhar de Deus no e através do Israel judeu para uma imensa colheita evangelística ao fim da História humana, antes da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Aqueles que defendem essa visão anseiam por uma restauração completa de Israel enquanto nação, antes do retorno de Cristo.

Tendo, agora, falado nos capítulos 9-11 a respeito da eleição, de Israel, dos gentios, do remanescente e do enxerto dos gentios, Paulo repentinamente transita da discussão da salvação humana para uma adoração sincera a Deus (11:33-35). É como se Paulo tivesse exaurido a sua compreensão deste assim chamado “mistério” e reconhecesse que, no ponto em que o conhecimento cessa, a poesia e a adoração naturalmente começam. Paulo começa adorando o conhecimento (o entendimento de todas as coisas) e a sabedoria (discernimento prático sobre como responder a circunstâncias específicas) de Deus. Ele avança para os julgamentos, caminhos, mente, conselho e a generosidade de Deus. Paulo, então, conclui declarando que, em última instância, todas as coisas vêm de Deus, tudo existe por meio Dele e para Ele. A grande ideia é simples – tudo, da História do mundo até a sua vida, estão sob o governo de Deus, que tem tudo planejado. Podemos confiar Nele para fazer o que é melhor, mesmo quando não podemos entender o que Ele está fazendo. Enquanto esperamos para ver o Seu plano se desenrolar, a melhor coisa a fazer hoje é adorá-Lo, apreciá-Lo e confiar Nele.  


Reflexão:

Paulo diz que precisamos deixar algumas coisas na categoria de “mistério”, o que significa que Deus dará um jeito nisso no futuro e que podemos confiar Nele. Você faria bem se inserisse quais outras coisas na categoria de “mistério”, não sendo excessivamente dogmáticos sobre elas?

Qual parte de 11:33-36 é a sua parte favorita para se lembrar a respeito de Deus? 

Paulo fala sobre um grupo de pessoas que se afastou de Cristo, mas ele anseia que elas retornem. Há alguém sobre quem você sente este mesmo anseio?  

ڕۆژی 15ڕۆژی 17

About this Plan

Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)

Este plano de 17 dias o ajudará a mergulhar na profunda teologia de Romanos, dos capítulos 6 a 11, que aborda tópicos como eleição, predestinação e livre-arbítrio. Estes tópicos complexos são esmiuçados em explicações e perguntas práticas e aplicáveis para sua reflexão, tornando a teologia acessível a todos, seja você apenas um curioso a respeito da Bíblia, um novo convertido ou alguém que segue a Jesus há muito tempo.

More