Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)نموونە
Em Romanos 11, o retrato da nossa fé é como o de uma árvore que foi plantada com a promessa de Deus a Abraão, enraizada nos patriarcas, que cresceu como a nação de Israel e nos trouxe as Escrituras e Jesus Cristo. A analogia é que gentios não-judeus foram enxertados nesta árvore gigantesca da fé judia, e que os gentios rapidamente se tornaram um galho gigantesco e frutífero.
Na igreja primitiva, a maioria dos crentes cristãos era judia. Ao final do primeiro século, as coisas mudaram, conforme a maioria dos crentes cristãos era gentia.
Isto explica por que os livros do Novo Testamento foram escritos, já que os cristãos gentios tinham uma porção de perguntas sobre coisas tais como moralidade sexual (1-2 Coríntios) e circuncisão (Gálatas), entre outras questões. Estas eram questões conhecidas entre os crentes judeus, mas os novos gentios trouxeram um monte de novas perguntas.
O que Paulo escreveu tornou-se ainda mais relevante. Hoje, o número total de pessoas judias vivendo na nação de Israel é algo em torno de 7 milhões. Em comparação, há alguns bilhões de pessoas neste planeta atualmente que professam ser cristãs.
Curiosamente, hoje a nação de Israel tem uma das mais altas porcentagens de ateus no mundo. A despeito da grande história de fé que os gentios apreciam ao redor do mundo por causa da obra de Deus através do povo judeu, a maioria em Israel é ateísta (1).
Crentes gentios deveriam ser gratos aos crentes judeus que levaram adiante a fé em Jesus Cristo através das Escrituras, e não deveríamos crer que somos privilegiados ou que somos mais que um ramo desta árvore. Historicamente, esta arrogância e presunção foram exatamente a postura de algumas pessoas judias e o motivo de terem sido ramos cortados e lançados no fogo.
Paulo finaliza esta seção com uma nota de esperança, que, apesar de os judeus terem tropeçado grandemente no evangelho de Jesus, eles não caíram a ponto de não terem mais esperança. Na medida em que veem o poder e a bondade de Deus demonstrados por meio de crentes gentios, Paulo espera que Israel torne-se cada vez mais desejoso de retornar ao seu Messias e de ser uma bênção para todas as nações. Além disso, Paulo é judeu e possui a missão de ser apóstolo para os gentios, e é o desejo do seu coração que haja uma conversão em larga escala dos judeus a Jesus, e que os crentes gentios possam fazer parte desse ministério evangelístico.
Reflexão:
A crença Judaica começou com Abraão. Para quem você olha para trás como o primeiro elo na corrente da fé em sua família? O que você pode fazer para encorajar a próxima geração a amar e a servir Jesus?
Paulo recebeu uma missão de Deus para os gentios. Quem Deus pôs como uma missão em sua vida, para que você ministre a essa pessoa?
Paulo fala de um grupo de pessoas a quem deveríamos todos ser gratos por causa da sua contribuição à nossa herança de fé. Quem entraria nesta categoria para você, pessoalmente (p. ex.: avós ou pais piedosos)?
Notas:
(1) https://worldpopulationreview.com/country-rankings/most-atheist-countries
Scripture
About this Plan
Este plano de 17 dias o ajudará a mergulhar na profunda teologia de Romanos, dos capítulos 6 a 11, que aborda tópicos como eleição, predestinação e livre-arbítrio. Estes tópicos complexos são esmiuçados em explicações e perguntas práticas e aplicáveis para sua reflexão, tornando a teologia acessível a todos, seja você apenas um curioso a respeito da Bíblia, um novo convertido ou alguém que segue a Jesus há muito tempo.
More