Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)نموونە

Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)

DAY 14 OF 17

Deus escolheu Abraão para gerar a nação de Israel, a qual geraria, posteriormente, Jesus Cristo como o cumprimento de que todas as nações seriam abençoadas (Gênesis 12:1-3). Enquanto Jesus, Seus discípulos e a maioria dos primeiros crentes eram judeus, muito rapidamente a maioria dos cristãos tornou-se gentia e não judia. A despeito de terem a Palavra de Deus como os recipientes das alianças e das promessas (Romanos 9:4-5), o povo judeu, em grande parte, escolheu as obras ao invés da graça (Romanos 9:32) e recusou o presente da justiça de Deus (Romanos 10:3). Isto leva à pergunta que Paulo busca responder – a saber, o que ocorre com o povo judeu que rejeitou Jesus Cristo como Deus e como Messias? Deus encerrou Sua relação com eles? Há alguma esperança para eles? 

A resposta de Paulo é sim e não. Sim, Deus tem um plano para alguns de Israel (Romanos 11:1-6). Não, Deus não salvará todo o Israel (Romanos 11:7-10). Para ilustrar o seu ponto, ele usa a história de Elias, em que Deus tinha um remanescente de 7.000 crentes fiéis nos dias ímpios do Rei Acabe (1 Reis 19:9-18), entre outras passagens do Antigo Testamento (Deuteronômio 29:4; Salmo 69:22; Isaías 29:10).

A ideia central é que Abraão tem três tipos de descendentes: 

1) Abraão tem descendentes físicos de nascimento, que são biologicamente relacionados com ele através do seu filho Isaque. Isto incluiria todo o povo judeu, ou Israel. Isto também incluiria Paulo antes que ele se tornasse cristão. Nesta seção, Paulo se refere a este grupo como “os demais”.  

2) Abraão tem descendentes espirituais por meio do novo nascimento, que são sobrenaturalmente relacionados a ele pela fé no Filho de Deus, Jesus Cristo. Isto incluiria a maioria das pessoas que recebeu a carta de Paulo à Roma, já que esta era uma cidade gentia cheia de pessoas que haviam se tornado cristãs. Nesta seção, Paulo se refere a este grupo como os “eleitos”. 

3) Abraão tem descendentes físicos e espirituais que são conectados a ele tanto fisicamente, por nascimento, quanto sobrenaturalmente, através da fé em Jesus Cristo. Isto incluiria Paulo no período em que está escrevendo Romanos, e, em nos nossos dias, judeus cristãos. Nesta seção, Paulo se refere a este grupo como “Israel”.

Ao longo da História, sempre aconteceu de descendentes biológicos de Abraão não compartilharem da sua fé em Jesus Cristo. Porém, sempre houve um “remanescente” de pessoas que compartilhava. Exemplos incluiriam a família de Noé nos dias do dilúvio (Gênesis 6:5-7:23), José e a sua família (Gênesis 45:7) e um grupo de fiéis crentes nos dias de Esdras e Neemias (Esdras 9:6-15; Neemias 1:2-3). Jesus diz a mesma coisa ao falar das ovelhas (crentes) e dos cabritos (não-cristãos) de Israel (Mateus 25:32-34).


Reflexão:

Que conforto você encontra em saber que Deus não rejeita o Seu povo? Passe algum tempo em oração para agradecer a Ele por esta promessa. 

A nação de Israel é um pouco parecida com uma grande família, em que alguns membros amam o Senhor e outros não. Como é a composição espiritual da sua família mais próxima e mais distante?

Deus o encorajou através da salvação de alguém em sua família? Há alguém em sua família que ainda precisa conhecer Jesus? Ore por esta(s) pessoa(s).

ڕۆژی 13ڕۆژی 15

About this Plan

Mark Driscoll - Romanos: Teologia Para Todos (6-11)

Este plano de 17 dias o ajudará a mergulhar na profunda teologia de Romanos, dos capítulos 6 a 11, que aborda tópicos como eleição, predestinação e livre-arbítrio. Estes tópicos complexos são esmiuçados em explicações e perguntas práticas e aplicáveis para sua reflexão, tornando a teologia acessível a todos, seja você apenas um curioso a respeito da Bíblia, um novo convertido ou alguém que segue a Jesus há muito tempo.

More