YouVersion Logo
Search Icon

A Derrota de GoliasSample

A Derrota de Golias

DAY 2 OF 7

A derrota do medo

Quando lemos na Bíblia a história de Davi e Golias, uma das primeiras coisas que observamos é que o exército israelita estava “atônito e apavorado” com o gigante (1 Samuel 17:11). Golias iniciava e terminava cada dia com insultos e, com o passar do tempo, essa desmoralização e esse desdém exerceram um impacto sobre os israelitas. Apesar dos seus melhores esforços, passaram a acreditar que algo indesejável aconteceria com eles: a derrota.

Em resumo, esta é a definição de medo – a certeza de que algo irá te atingir e você não poderá fazer nada. Ele pode se manifestar de muitas formas como ansiedade, nervosismo, preocupação, estresse, pavor, desespero, pânico, entre outras coisas, e pode surgir de várias maneiras. Talvez você sinta medo por causa do ambiente onde foi criado. Ou talvez a sua família visse a vida como uma grande ameaça que nunca se amenizava, criando a sensação de que a qualquer momento, provavelmente, algo de errado aconteceria...

Ou talvez seu medo seja consequência de tentar ocultar os erros e imperfeições na sua vida. Você pode estar envergonhado por ter feito algo no passado e se preocupa pensando que, algum dia, o seu ato possa ser revelado e tornado público. Talvez você sinta medo por ser controlador, mas percebe que a maioria das coisas na sua vida está fora do seu controle fazendo com que você sinta medo do que poderá acontecer no futuro. 

O gigante do medo pode se fixar dentro de você e começar a dominá-lo. Pode te desmoralizar e, por fim, diminuir a glória de Deus no seu viver. Pode consumir a sua vida, desgastar seu senso de confiança, roubar o seu sono, cegá-lo e impedi-lo de louvar a Deus. O medo é um gigante implacável e só pode ser derrotado pelo poder de Jesus.

A solução para enfrentar o gigante do medo não é determinação, mas fé em Jesus. Não é dizer: “Medo, vá embora”, mas confessar: “Tenho confiança que Jesus é maior do que esse gigante e que Ele já o derrotou”. Paulo afirma em Romanos 10:17 que "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (NVI). Quando você enxerga e ouve a Deus na Sua palavra e pela Sua palavra, ela permite que você consiga enxergar e ouvir que Ele é maior do que o seu gigante. Isso fortalece a sua fé e se torna a pedra que silencia o gigante já derrotado.

Então, identifique hoje a causa do seu medo e a coloque nas mãos de Jesus. Não se esqueça de que todas as coisas são possíveis para Deus (ver Mateus 19:26) e Ele é capaz de superar esse gigante. Lembre-se de que Jesus prometeu estar sempre com você (ver Hebreus 13:5). Diga o nome daquilo que rouba seu sono à noite e descanse no Senhor que prometeu cuidar de você (ver 1 Pedro 5:7). Então, louve à Deus com a sua boca, por enxergar o Seu poder, reconheça o Seu amor por você e saiba que Ele sempre irá vencer. As misericórdias do Senhor são inesgotáveis (ver Lamentações 3:22).

Ao fazer isso, mesmo que a causa do seu medo não seja eliminada, você estará colocando, de forma ativa, o medo no seu devido lugar: nas mãos de Cristo.

Responda: 

O contrário do medo não é coragem, mas fé. Quando você enfrenta o gigante do medo, qual é o papel da fé em Jesus? Em que você precisa acreditar? O que você precisa fazer?

O que ajuda você a se convencer de que Deus é maior do que os seus temores e de que Ele já venceu qualquer coisa que te causa medo?

Qual é o papel do louvor e da adoração para lidar com o medo? Por que eles são tão importantes?

Scripture

Day 1Day 3

About this Plan

A Derrota de Golias

É provável que você tenha algum gigante na sua vida que esteja aprisionando e intimidando você, e roubando a sua alegria. Adversários como o medo, a rejeição, a comodidade, a raiva e os vícios assumem o controle e, quando menos se espera, fazem morada em seu coração. Neste plano de leitura de sete dias, Louie Giglio analisa atentamente a história de Davi e Golias para nos mostrar como esses gigantes podem ser derrotados: ao focarmos no tamanho do nosso Deus e não na altura dos nossos gigantes, e ao caminharmos na vitória já conquistada por Jesus.

More