YouVersion Logo
Search Icon

A Derrota de GoliasSample

A Derrota de Golias

DAY 1 OF 7

Morto, mas ainda letal

A narrativa épica de Davi e Golias é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia. De um lado do vale de Elá se encontra o exército filisteu com o seu herói de dois metros e noventa centímetros de altura, chamado Golias. Do outro lado está o exército israelita, amedrontado, sob a liderança de seu rei, Saul. Durante quarenta dias Golias insultava os israelitas, dominando-os pelo medo. Dia após dia, ele os desafia a enviar um soldado para lutar com ele pessoalmente, mas, até então, ninguém se apresentou como voluntário.

Talvez você possa se identificar com a dificuldade dos israelitas. Algum gigante está à sua frente provocando, perseguindo, insultando você. Talvez seja o medo. Talvez seja a ira. Talvez seja o sentimento de rejeição. Talvez seja um gigante sorrateiro, porém muito familiar, chamado comodidade que o leva a viver por algo de menor importância. Talvez possa até ser um vício.

Qualquer que seja o obstáculo na sua vida, ele vem roubando seu autodomínio dia após dia. Você tentou ignorar as provocações, mas se sente imobilizado, reprimido e paralisado para seguir adiante. Por fim, você sente que não está vivendo de forma plena e livre a vida que Deus planejou para você.

A boa notícia é que Deus abriu um caminho para que esses gigantes sejam derrotados. Começa com a convicção de que o seu gigante, por maior que ele seja, não é maior do que Jesus. Na verdade, Ele já derrotou os gigantes da sua vida. Quando Jesus veio para esta terra, Ele suportou o inferno por você na cruz e ressuscitou do sepulcro para que você pudesse se libertar da probabilidade de ter uma vida condenada. Ele veio libertá-lo dos gigantes que se levantam contra você e que te deixam paralisado de medo. 

Jesus já venceu o inimigo. No entanto, como lemos em 1 Pedro 5:8, o diabo ainda “anda ao redor... procurando a quem possa devorar”. Ele é como uma cobra com a cabeça cortada. Quando se mata uma cobra, é preciso ter a certeza de que a cabeça dela será enterrada, pois mesmo depois de morta, a serpente conserva uma dose mortal de veneno nos dentes e ainda poderá te envenenar caso você pise na sua cabeça. Do mesmo modo, embora Jesus tenha quebrado o poder de Satanás ao morrer na cruz, este ainda pode injetar o seu veneno nas nossas vidas. O inimigo está morto, mas ainda é letal.

Neste estudo mostraremos que o objetivo não é pisar na cabeça da cobra. Mas sim, em termos práticos, resistir ao Diabo (ver Tiago 4:7), nos armar com as defesas que Jesus nos deixou (ver Efésios 6:10-18), e nos apoiar na Sua suficiência (ver Provérbios 3:5). Significa lembrar que Ele é o seu Davi na história – e você nunca pode derrotar gigantes por meio da sua própria coragem, força de vontade ou esforços. É sempre Jesus quem os derrota.

Caso realmente deseje ver a vitória sobre os gigantes na sua vida, você precisa entender a sua dependência na suficiência de Jesus Cristo. A vitória se trata de confiar em Cristo e não em tentar vencer. Para dar o primeiro passo contra o inimigo morto, mas ainda letal, você deve mudar a sua forma de pensar, pois Cristo é a única força que resulta em transformação.

Responda:

O que você pensa da ideia de Jesus, e não você, ser o Davi que derrotou o gigante na sua vida? Quais são as implicações disso sobre a maneira como você vive a vida.

Jesus veio à terra para destruir o poder do pecado e da morte, e Ele já venceu o inimigo. Que diferença isso faz na sua maneira de ver o gigante na sua vida?

Quais são algumas maneiras de se aproximar de Jesus para que você não pise na cabeça venenosa do seu inimigo derrotado?

Scripture

Day 2

About this Plan

A Derrota de Golias

É provável que você tenha algum gigante na sua vida que esteja aprisionando e intimidando você, e roubando a sua alegria. Adversários como o medo, a rejeição, a comodidade, a raiva e os vícios assumem o controle e, quando menos se espera, fazem morada em seu coração. Neste plano de leitura de sete dias, Louie Giglio analisa atentamente a história de Davi e Golias para nos mostrar como esses gigantes podem ser derrotados: ao focarmos no tamanho do nosso Deus e não na altura dos nossos gigantes, e ao caminharmos na vitória já conquistada por Jesus.

More