O Milagre Do Natal: Histórias Que Transformam VidasSample
A mesa já está pronta. As cadeiras já estão no lugar. A cama é do maior tamanho possível. Cada móvel foi esculpido com a melhor madeira, uma obra que reflete cuidado e dedicação. O rapaz dedicou os últimos meses à preparação da casa dele. Ele trabalhou dobrado, já que não poderia perder seus clientes, mas também não poderia deixar de lado a responsabilidade de construir uma boa casa, para receber a sua futura esposa.
Que rapaz sortudo, esse tal de José!
No entanto, em um instante, tudo desabou. O coração de José disparou como um tambor em marcha acelerada, ameaçando romper no peito. Era como se alguém tivesse acertado a sua cabeça com um grande pedaço de madeira da carpintaria. Tudo ao seu redor parecia girar, como se o mundo tivesse perdido o equilíbrio. Esfregando as mãos no rosto, as únicas palavras que ele conseguia murmurar eram: "Eu não acredito!"
Mas, afinal, o que aconteceu? A sua amada noiva, Maria, disse a ele que estava grávida e o bebê que estava sendo gerado em seu útero veio do Espírito Santo. Ela estava gerando o Filho de Deus.
E, agora, José? Conforme a Lei de Moisés, ele deveria contar às autoridades sobre o adultério de Maria. Ela seria condenada à morte por apedrejamento e, assim, de forma trágica, morreriam os sonhos do jovem casal.
Mas José não suportava a ideia de ver Maria apedrejada até a morte. Então, um plano começou a se formar em sua mente. Ele decidiu assumir o papel de vilão. Se fugisse, todos acreditariam que ele havia engravidado Maria antes do casamento e depois a teria entregado à própria sorte. Ele estava disposto a sacrificar sua honra para salvar a vida dela.
Enquanto José, com o coração pesado e o estômago embrulhado pela ansiedade, planejava fugir e assumir uma culpa que não era sua, Deus interveio. Em um sonho, um anjo do Senhor apareceu e disse-lhe: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa [...]”.
Curioso, não é? A ideia de José de tomar para si uma culpa alheia reflete exatamente o que Jesus fez por todos nós na cruz: levou sobre si a culpa que era nossa (Isaías 53.5). Talvez, agora fique mais claro o motivo de Deus ter escolhido José para ser a figura paterna de Jesus aqui na terra. José já tinha em si traços do amor sacrificial que seriam plenamente revelados em Cristo.
Se você não sente medo ou desejo de fugir do que está sendo chamado para fazer, talvez seja a hora de reavaliar a profundiade da sua missão. Será que isso realmente é um chamado de Deus?
Quando foi chamado pelo Senhor para libertar os hebreus da escravidão no Egito, Moisés disse: Quem sou eu, Senhor? Jeremias, declarou: Senhor, não sou capaz, sou muito novo ainda. Gideão, Davi, Salomão, Paulo e muitos outros heróis da fé se sentiram incapazes de cumprir a missão que Deus estava convocando-os a realizar. Contudo, eles decidiram crer que o poder de Deus entraria em operação por intermédio de suas vidas.
Se deseja andar sobre as águas, precisará de fé para dar o primeiro passo e coragem para deixar o barco para trás. Mas lembre-se: quem caminha rumo ao impossível não teme se molhar. O caminho para o extraordinário é como uma ponte invisível que só se revela sob os passos de quem confia em Deus e ousa deixar a zona de segurança.
José obedeceu à direção de Deus. Assumiu Maria como sua esposa. E, até hoje, falamos sobre esse homem.
Agora, chegou a sua vez. Vai permanecer na zona de segurança? Onde tudo está sob seu controle, ou vai ter a audácia de confiar em Deus e seguir o que Ele lhe pede para fazer?
Scripture
About this Plan
Neste plano de leitura de cinco dias, o Pr. Bruno Felix nos convida a explorar o nascimento de Jesus por meio de passagens bíblicas profundas e reflexivas. Descubra como Deus conta com pessoas comuns para realizar seus propósitos extraordinários, enxergue os acontecimentos do Natal sob a perspectiva de Deus. Lembre-se de que o impossível é com Deus e celebre o início de um milagre que mudou o mundo e, em uma só voz, cante com os anjos proclamando: Glória a Deus nas alturas! Este é um convite para renovar sua fé e celebrar o verdadeiro significado do Natal.
More