YouVersion Logo
Search Icon

MORDOMIA CRISTÃSample

MORDOMIA CRISTÃ

DAY 2 OF 3

EU E A MINHA FAMÍLIA

A família é um presente de Deus. Nós precisamos cuidar bem daquilo que Deus nos entregou. Um dia Ele nos pedirá conta dela!

Além do sentimento de responsabilidade que devemos desenvolver, sabendo que um dia deveremos prestar contas para Deus daquilo que fizemos com ela, é fundamental também perceber a importância que a família tem. Certo cientista disse que se houvesse uma guerra nuclear, a primeira coisa que as pessoas fariam depois de passar o perigo seria procurar por suas famílias. A família é fundamental para nossa saúde física, emocional, profissional e no papel de mordomo de Cristo.

É bem verdade que em muitos ambientes familiares, no lugar de amor e compaixão existe vingança. No lugar de perdão e paz existem mágoa e destruição. De fato, o pecado que corre nas veias da humanidade faz o homem pecar contra Deus, contra seu próximo e, contra si mesmo. A melhor maneira de avançar é dá um passo atrás e recorrer as antigas verdades de Deus nas Escrituras.

Em outras instâncias, o desejo desenfreado de subir na escada da fama, posses e desejos compulsivos, muitos desprezam o tempo de qualidade familiar acarretando sérios problemas no presente e futuro. Esquecem que nenhum sucesso justifica o fracasso familiar.

Como está a mordomia em nosso ambiente familiar? Nossos passos e atitudes são intencionais buscando o cuidado amoroso e a instrução deles?

Vão aqui quatro verdades práticas de quem age ou almeja ser intencional no cuidado amoroso dos seus, demonstrando assim a sua mordomia cristã na família.

  1. Verdade aos pais. Pastoreie o coração de seus filhos à luz da Palavra de Deus. O coração de seus filhos são “[...] inteiramente inclinado para o mal desde a infância” (Gn 8.21). A única coisa que pode retirar esse desvio é expor os seus corações ao brilho das Escrituras que resplandece por meio da luz de Cristo.
  2. Verdade aos filhos. Honre os seus pais. Honrar pai e mãe é agradável ao Senhor e demonstra o trabalho de um bom mordomo cristão. Na prática é possível apresentar ao menos três atitudes saudáveis de mordomia cristã aos pais: (1) Obedeçam e cumpram as suas ordens. (2) Ajude-os financeiramente e no serviço de casa. (3) Cuidem deles na velhice.
  3. Verdade aos conjugues. Marido, assuma uma liderança amorosa como Cristo. Esposa, seja auxiliadora do seu marido. Seja uma amiga íntima dele. O casal necessita entender que a prioridade de uma família não deve ser os filhos, mas o conjugue. Filhos doentes poderão ser cuidados por um casal saudável, mas um relacionamento enfermo nunca será restaurado pelos filhos.

Verdade aos membros da família. Exerça o perdão como Cristo nos perdoou. A graça de ter uma família não é sinônimo de uma vida perfeita e sem frustrações. Contudo, cuidar uns dos outros envolve a graça e privilégio de perdoar. No âmbito familiar será essencial essa virtude cristã.

O perdão não é um passo de mágica ou algum mecanismo psicológico. O perdão é algo sobrenatural de Deus em nós. Só Ele tem poder para ministrar amor em nosso coração para atingir essa virtude. Peça isso ao Senhor. Ele é poderoso para fazer [...] infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” (Ef 3.20).

Day 1Day 3

About this Plan

MORDOMIA CRISTÃ

Mordomo é alguém responsável por uma propriedade de outro. O homem é um mordomo. Tudo que está em seu nome e em seu poder é de Deus e, um dia deverá prestar contas de tudo. Prestaremos contas de 100% de tudo que está em nosso poder e não de 10% como muitos pensam. Aprenderemos a lidar com três preciosos bens que é do Senhor, e assim, honrá-lo por sua graça!

More