A Resposta De Deus Para O MedoSample
Hoje vamos conversar mais sobre o mesmo assunto de ontem: o temor do Senhor. Mas antes, ore e peça a Deus que o Espírito Santo te auxilie a temer o Seu Santo Nome e confiar no Seu Filho Jesus Cristo.
A realidade de que conversamos ontem, de quem Deus é e de Sua força, me acertou em cheio logo antes de eu me converter. Percebi que Ele tinha o poder pra me lançar no fogo do inferno e tinha todo o direito de fazer isso, já que eu era um pecador sujo, morto e separado da graça de Jesus. A ansiedade me engolia todos os dias e eu vivia em tristeza porque percebi que, na verdade, eu não tinha qualquer controle sobre nada. Mas foi a partir daí que tudo mudou. Deus não quer que nós vivamos nesse tipo de temor porque, desse jeito, ele seria só mais uma manifestação do temor da morte, pelo qual o diabo nos aprisiona (Hb 2:15). Por isso, o nosso Pai, que nos ama profundamente, nos deu uma saída. Você e eu merecemos a condenação de Deus e o único comportamento possível para um Deus Santo diante de um pecador no dia do Juízo é exercer sua justiça e puni-lo como ele merece, “Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos nos nossos delitos e pecados, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos” – Ef 2:4-6. Os seus pecados, assim como os meus, são horríveis, são grandes inimigos, poderosos para te destruir! Mas a boa notícia é que há Alguém maior que eles e que resolveu em seu coração nos salvar. Jesus é o Enviado do próprio Deus e todos esses pecados foram derrotados por Ele. O Espírito Santo nos diz por meio do apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses que: “ Vocês estavam mortos por causa dos seus pecados e da incircuncisão da natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados. Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz.” Cl 2:13-14. Nós estávamos dominados pelo medo de todas as coisas ruins que o pecado podia nos fazer e a maior delas era a morte (Hb 2:15), mas o texto nos diz que Jesus: “ Desse modo, desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz.” Cl 2:15. A verdade é que Jesus morreu na cruz para que “por sua morte, destruísse aquele que tem poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.” (Hb 2:14b-15).
Isso muda tudo, nada está fora do poder de Deus e o único que não é controlado por ninguém é Ele (Jó 42:2), tudo é conhecido pelo SENHOR, mas o único que não pode ser completamente compreendido é o próprio Deus (Rm 11:33). O temor do Senhor, fora de Cristo, é o rei dos medos e capaz de nos destruir mais que qualquer outro, mas Jesus é a resposta de Deus para esse dilema. Em Cristo, eu vejo o Deus que “trabalha por aqueles que nEle esperam.” Is 64:4, e que o Senhor, que é descrito no Salmo 18 como assustador, na verdade está vindo em minha defesa contra os meus inimigos. Por causa de Jesus agora eu estou do outro lado da história, o Deus Grande e Temível não está mais vindo para me destruir, mas para me proteger e ninguém pode me retirar de debaixo das Suas asas. Ele é o meu Bom Pastor e ninguém pode me arrancar das Suas mãos. Jesus ressignifica o temor do Senhor, nEle, eu posso entender que o Deus que controla inclusive quantos fios há nos meus cabelos, me ama e não permitirá que mal nenhum chegue à minha tenda (Sl 91:10).
Jesus é o Deus conosco, Emanuel, e Ele mostra na sua morte até que ponto Deus está disposto a chegar para cuidar do Seu povo. (Rm 5:8 e Is 7:14)
Jesus é aquele que venceu a morte e o inferno e, sendo Deus Forte, é Aquele que inspira o maior terror naqueles que se opõe a Deus. (1Co 15:55 a 58 e Is 9:6, Ap 19:11 a 21, especialmente o 21)
Jesus é o grande Eu Sou, o Deus Criador, Deus da Aliança, presente entre nós, não mais para nos punir por causa de nossa desobediência, mas para destruir os efeitos e a presença dela em nossas vidas. (Jo 8:58; Hb 1:8-10; Rm 5:9; 1 Co 1:30)
Nós tememos aquelas coisas que podem nos destruir, e realmente Jesus é uma delas, mas Aquele que tem nossas vidas em Suas mãos é quem nos ama e cuida de nós a cada passo que damos. Por isso temer a Deus remove todos os outros temores, porque se eu sei quem Deus é, se eu entendo a grandeza do Seu poder e soberania, não há mais razão para temer.
“Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” – Rm 8:31
About this Plan
O medo nos cerca diariamente, Jesus sabia disso, e é por isso mesmo que o comando mais frequente do nosso Mestre foi: "não temais". Mas como cumprir essa ordem? Te convido para descobrirmos juntos como Deus resolve esse problema. Creio que o Espírito Santo é quem vai nos acompanhar e por meio desta jornada nos mostrar mais do caráter d'Aquele que é o maior presente que o Pai nos deu: Jesus Cristo, em quem Deus derrotou a morte e afogou a razão do nosso medo nos rios do Seu amor.
More