O Plano de Deus Para a NoiteSample
Dia 9: Interpretar sonhos
Talvez já tenha reparado, mas os sonhos podem ser estranhos. Existem alguns sonhos bíblicos que são um tanto esquisitos aos nossos olhos. Não se trata de visões de interpretação literal, mas simbólica. E isso dificulta o entendimento da mensagem. Isso é resultado da linguagem metafórica que Deus usa. É algo que requer de nós uma outra forma de ouvir.
Na Bíblia Sagrada lemos que Deus é quem explica os sonhos. Ele faz isto através do sonhador ou por meio de um intérprete. Mas O Senhor é claro: a explicação de um sonho vem sempre d'Ele. O ato de interpretar uma visão requer uma vida de comunhão com O Espírito Santo e o entendimento da voz de Deus. Quando Deus usa um intérprete é porque o sonhador em questão não tem uma relação com O Senhor. Nabucodonosor, o padeiro e o copeiro, … eram pessoas que não conheciam a Deus, no entanto, meditavam acerca de visões que tinham recebido enquanto dormiam. Eles, de alguma forma, sentiam que não era um sonho comum. Deus usou Daniel e José para lhes explicar o significado dos seus sonhos.
Mas porque é que Deus usa linguagem simbólica de vez em quando? O nosso maior exemplo foi Jesus que tanto contou, por meio de parábolas e de metáforas. Muitas foram as histórias contadas, recheadas de uma mensagem profunda. Ele sabia que o ouvinte meditaria, que a mensagem principal seria achada e que a “aterragem” da mesma seria bem profunda. Ele sabia que estas palavras atingiriam as fontes de vida de alguns e é exatamente isso que Deus quer: os nossos corações!
Ele não quer apenas que tenhamos conhecimento da Sua parte, mas Ele deseja que O conheçamos! A linguagem simbólica não é um jogo das escondidas onde Deus brinca connosco, é um convite para estar na Sua presença e ouvir o que Ele verdadeiramente diz. E assim, conhecer o Seu coração de uma outra forma.