Rute: Uma Pequena Grande História de AmorSample
Fins Necessários e Novos Começos - Parte 2
Você já esteve no fundo do poço? Já perdeu alguém a quem muito amava? Já sentiu que o mundo estava acabando e você não tinha com quem contar e Deus parecia distante? É assim que essas viúvas se sentiram enquanto choravam juntas no velório de seus maridos.
Mas aí, há uma faísca de esperança de Deus que ilumina os dias sombrios. Rute 1:6 oferece uma revelação teológica muito importante de Deus em Rute por dois motivos. Primeiro, enquanto Deus é citado 23 vezes no livro, essa é uma das duas únicas vezes em que o autor desconhecido cita Deus diretamente (1:6 e 4:13). Essas duas citações, no começo e no fim da história, mostram Deus abençoando com comida e um filho, enquanto as outras 21 ocasiões quando Deus é citado explicam como Ele está agindo na vida das pessoas. Isso nos mostra que muito do que aprendemos sobre Deus vem de outras pessoas que falam as verdades dEle sobre nossas vidas.
O segundo motivo pelo qual esse verso oferece uma revelação teológica importante de Deus em Rute, é que aqui a providência de Deus é revelada e permanece como tema do livro inteiro e é o fio que entrelaça todas as vidas nele contidas. Assim como uma banda precisa de uma batida para se manter unida, uma história precisa de um tema para fazer sentido. E aqui o tema da providência de Deus é revelado.
Falando sobre a providência de Deus, os cristãos sempre souberam que Deus age através da Sua mão visível do milagre (ex. A sarça ardente, o mar aberto, o anjo visível, etc.) e da mão invisível da providência, que só é vista por aqueles com fé que lhes dá olhos para vê-la em ação em suas vidas. Em Rute, a mão visível de Deus nunca é revelada, mas a mão invisível da providência é continuamente revelada nas vidas de pessoas comuns e em eventos comuns, como alimento, casamento e filhos. Não se vê anjo, Deus não fala e um milagre não acontece em Rute. Mas Deus estava agindo em silêncio, de forma sutil e certeira. Isso nos dá esperança de que Ele também age em nossas vidas, mesmo quando não vemos no primeiro momento.
Quando falamos da providência de Deus, confessamos que Deus é soberano e bom para nós pessoalmente. Isso quer dizer que Deus não só criou o nosso mundo e nos criou, mas Ele também sustenta e governa toda a criação em geral, incluindo os detalhes de nossas vidas. Isso não significa que tudo que acontece é a vontade de Deus, porque Deus se entristece e se ira com o pecado, como confirmado na Escritura. Mas, significa que Deus é livre para fazer o que quiser e age em todas as coisas para a Sua glória e para o nosso bem (Gênesis 50:20; Romanos 8:28). Isso nos dá esperança em meio às dificuldades.
Reflexão:
Olhando para trás em sua vida, como você já viu a mão da providência amorosa de Deus agindo nas circunstâncias?
Scripture
About this Plan
O livro de Rute é a Cinderela do Antigo Testamento e é uma das histórias mais maravilhosamente escritas em toda a Escritura. Ele foca em uma amizade feminina entre a jovem e nova convertida Rute, e Noemi, já mais velha e lutando contra a amargura. E a história de amor, entre Rute e Boaz, está no mesmo nível de qualquer coisa sonhada por um diretor de Hollywood.
More