Rute: Uma Pequena Grande História de AmorSample
Fins Necessários e Novos Começos - Parte 4
Arrasada pela perda de seu marido e de seus dois filhos, Noemi permaneceu determinada a correr para o povo de Deus e para a presença de Deus em sua cidade natal, na esperança de que Deus a abençoasse também. Ao longo da jornada, Noemi parou para ter o primeiro de muitos diálogos do livro. Cerca de dois terços dos versículos de Rute contêm diálogos e a maior parte das palavras do livro saiu da boca dos personagens. Por causa disso, esse é um livro pessoal sobre relacionamentos em tempos difíceis e um estudo de caso sobre como reagir as dificuldades e tragédias.
No diálogo, Noemi encorajou suas noras a não continuarem com ela, mas a retornar para suas famílias, porque ela não tinha um futuro para oferecê-las. A possibilidade de recasamento e de uma nova vida ainda existia para elas em Moabe.
Por elas terem se unido em amor através da tragédia, (até um nível em que Noemi as via como “minhas filhas”) Noemi ofereceu a primeira de muitas orações que aparecem no livro, pedindo a Deus que desse maridos a Rute e a Orfa (1:8-9, 2:12, 2:20, 3:10, 4:11-12, 4:14). Até o final do livro, todas as orações são respondidas por Deus. Curiosamente, nenhuma das orações é feita pelo próprio bem-estar de alguém, mas apenas para que as bênçãos de Deus sejam derramadas sobre outros. Teologicamente, a oração é simplesmente o fruto da fé na providência de Deus, porque quem ora, o faz confiando que Ele ouve e pode responder.
A oração de Noemi para que Deus “fosse bondoso” no 1:8 também introduz uma palavra importante que é usada como uma característica tanto de Deus (2:20) quanto de Rute (3:10). A palavra hebraica hesed é uma palavrinha que resume a totalidade dos atributos positivos de Deus, como amor, graça, misericórdia, bondade, paciência e fidelidade. Hesed revela a natureza de Deus em Rute e a vida de Rute, que imita a Deus.
Mas Rute escolheu o extraordinário caminho da fé, no que foi, provavelmente, o momento de sua conversão. Em suas primeiras palavras relatadas no livro, Rute respondeu com uma fé talvez maior que a de Abraão. Como Abraão, ela deixou sua família e sua terra, rumo a um futuro incerto, pela fé. Mas, diferente de Abraão, Deus nunca falou com ela e ela confiou na providência de Deus, sendo uma nova convertida que nunca havia estado com o povo de Deus ou na presença de Deus em Belém.
Rute foi uma das três pessoas não hebreias a professarem sua fidelidade a Deus em todo o Antigo Testamento (as outras duas foram Raabe, a prostituta convertida em Josué 2:11, e Naamã, o leproso curado em 2 Reis 5:15–17). Além disso, ela se comprometeu com Noemi até a morte, prometendo uma vida na qual sua geografia, teologia e genealogia seriam totalmente confiadas à mão providencial de Deus. Tudo isso ocorreu apesar do fato de ela ser uma moabita, que provavelmente enfrentaria racismo em Israel e perigo constante com a ajuda de apenas uma mulher idosa, pobre, solitária e amarga. Na decisão de Rute vemos que, no novo nascimento da conversão, recebemos uma segunda família no povo de Deus que, apesar dos problemas e defeitos, às vezes é mais preciosa e útil do que nossa família de sangue.
Reflexão:
Noemi e Rute fizeram um grande esforço para estarem com o povo de Deus. Quais sacrifícios e mudanças precisam ser feitos em sua vida para que você esteja com o povo de Deus?
Scripture
About this Plan
O livro de Rute é a Cinderela do Antigo Testamento e é uma das histórias mais maravilhosamente escritas em toda a Escritura. Ele foca em uma amizade feminina entre a jovem e nova convertida Rute, e Noemi, já mais velha e lutando contra a amargura. E a história de amor, entre Rute e Boaz, está no mesmo nível de qualquer coisa sonhada por um diretor de Hollywood.
More