CosmovisãoSample
Terceiro Dia: Cosmovisão Pressuposicional
Todos possuem uma cosmovisão composta de suposições básicas chamadas pressuposições; elas existem, quer a pessoa esteja ciente delas ou não!
Definição de "pressuposição" (pré = antes; suposição = pensamento): Pressupostos nos quais se baseia todo o pensamento que compõe nossa cosmovisão; uma agenda, consciente ou inconsciente, definida ou indefinida.
Todos estamos em uma jornada de cosmovisão e começamos sob a influência de vários fatores, como nossa família, cultura, experiências, personalidade e outros elementos circunstanciais. Nossa cosmovisão é construída com base em nossas pressuposições subjacentes. Como essas pressuposições subconscientes exercem as influências mais significativas em nossas vidas, elas determinam o grau de influência que todas as outras coisas têm sobre nós.
As pressuposições são decisões do coração. A cosmovisão começa no coração e depois passa para a mente.
“A mente justifica a escolha do coração.” — Dennis Peacocke
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”. — João 3:19-21
A essência de como vivemos e formamos opiniões reside em nosso coração, onde se origina nossa capacidade de amar e odiar. Amor e ódio são palavras do coração, não da cabeça! A cosmovisão de uma pessoa não começa no nível do intelecto, mas no nível do coração.A Bíblia fala de nosso coração como o trono de nossas afeições e lealdades:
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. — Provérbios 4:23
Nossas lealdades precedem nossos pensamentos e são profundamente influenciadas pelo “painel de especialistas” em que decidimos confiar; essas motivações pressupostas, muitas vezes inconscientes, orientam diretamente nossos pensamentos, sentimentos e opiniões.
Nossas pressuposições e cosmovisão determinam nosso escopo da realidade — desde como analisamos as informações até onde colocamos nossa atenção. Ninguém é neutro na forma como interpreta os dados ou os apresenta para outrem. Podemos estar distantes das informações, mas é impossível sermos totalmente neutros em relação a elas.
Então, como podemos determinar o que está por trás de nossas próprias crenças, das crenças dos outros e das questões atuais do mundo? Qualquer questão complexa pode ser entendida se a rastrearmos até as crenças subjacentes sobre uma ou qualquer combinação das três pressuposições (axiomas) mencionadas no segundo dia com relação à natureza de Deus, à natureza do homem e à natureza da verdade.
Essa simples ferramenta o ajudará a descobrir as crenças fundamentais que sustentam todas as grandes questões da vida — de assuntos pessoais a política e tudo o mais. O treinamento para nos conscientizarmos dessas crenças fundamentais nos permite alinhar nossas convicções de forma mais completa com a verdade de Deus e nos prepara para termos conversas profundas e para evangelizarmos de maneira eficaz.
Pensamento do dia: Nossas lealdades precedem nossos pensamentos e são diretamente influenciadas pelo “painel de especialistas” em que escolhemos confiar; essas motivações pressupostas, muitas vezes inconscientes, guiam diretamente nossos pensamentos, sentimentos e opiniões.
About this Plan
Todos possuem uma cosmovisão, quer percebam ou não! Como cristãos, tomar consciência dos filtros pelos quais vemos o mundo é essencial para nossa maturidade espiritual, estilo de vida e influência. Ao aprender a pensar criticamente e a analisar informações, seja na mídia ou em conversas pessoais, você poderá abordar questões e situações complexas da vida com confiança!
More