YouVersion Logo
Search Icon

Não Tenha Medo!Sample

Não Tenha Medo!

DAY 2 OF 3

O QUE ESTÁ RUIM PODE FICAR PIOR?

O que está ruim pode ficar pior? Quando enfrentamos problemas, sempre há alguém para dizer que no final tudo vai dar certo. Geralmente são pessoas bem-intencionadas, que querem o nosso bem, mas que falam algo sobre o que não têm qualquer certeza. A verdade é que os episódios da vida não são filmes, e os finais nem sempre são felizes. E mais, nem sempre tudo dá certo.

Na quarta vez que a expressão “não tenha medo” é encontrada na Bíblia, ela não é dita por Deus, e nem mesmo por alguns dos patriarcas, mas por uma simples parteira, que tentava confortar Raquel, no meio de um parto difícil, que viria a morrer depois do nascimento de Benjamim. Certamente um dos muitos capítulos tristes da vida de Jacó, que enfrentou rebelião e mortes em momentos marcantes de sua biografia.

Antes da morte de sua amada, Deus havia aparecido a Jacó pela quarta vez, ordenando que cumprisse seu voto, com as seguintes palavras: “Apronte-se, mude para Betel e estabeleça-se ali. Ao chegar, construa um altar para o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo de seu irmão Esaú” (Gênesis 35.1) Era um teste de obediência, semelhante ao que havia sido proposto a seu avô Abraão no Monte Moriá.

A resposta de Jacó foi imediata, e ele disse à sua família: Joguem fora todos os seus ídolos pagãos, purifiquem-se e vistam roupas limpas. Vamos a Betel, onde construirei um altar para o Deus que me respondeu às minhas orações quando eu estava angustiado. Ele tem estado comigo por onde ando. (Gênesis 35.2-3)

Talvez não haja na Bíblia alguém como Jacó, que tenha lutado tanto contra seus próprios medos – medo de Deus, medo de Labão, seu sogro, além, é claro, do medo de Esaú, seu irmão e inimigo mortal. Deus, então, apareceu novamente a Jacó em Betel, trinta anos depois, e confirmou pessoalmente a aliança que havia sido feita com Abraão – dar numerosa descendência e toda a terra de Canaã, reunindo as promessas que fizera em vários momentos da vida de Jacó.

Nessa saga familiar vemos uma importante lição – Deus nos criou para desfrutar de comunhão plena com Ele, mas isso exige um tipo de compromisso que não admite exceções. Há coisas em nossa vida que não podem ser consagradas a Deus, elas precisam ser cortadas, sejam pecados, hábitos, ou qualquer outra realidade que nos impeça de viver em santidade diante dEle.

Apesar de toda a disposição para a obediência de Jacó, o que estava por vir era doloroso demais. Sua esposa viria a falecer no parto de Benjamin. O caçula de Jacó se tornaria uma prova viva da fidelidade de Deus em cumprir sua promessa de descendência, e sua mãe, que um dia havia dito “Dê-me filhos, senão eu morro”, morreria ao dar à luz.

Em meados do século XVI, estima-se que um terço da população de Londres tenha morrido em razão da peste ou de um grande incêndio. Os cristãos, dentre essa população, veteranos no sofrimento, aprenderam a duras penas que teriam que buscar mais fundo na Palavra de Deus por seu sustento, ou então simplesmente seguir a recomendação da mulher de Jó: “Amaldiçoe a Deus e morra!”.

A Bíblia é repleta de evidências de que Deus ouve os sofredores. Não pode haver dúvida de que Ele quer o melhor para nós.

Isso está declarado nas palavras de Jeremias 29.11: “Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam”.

Quando o que está ruim fica pior é preciso lembrar que Ele continua fiel ao seu caráter, escrevendo nossa história com amor e propiciando conforto, mesmo em meio a dor, para que nossa dependência e confiança nEle sejam aperfeiçoadas. A bem da verdade, pela ótica divina, o que está ruim pode dar lugar a algo melhor, bem melhor, mas muito melhor mesmo!

Wilson Avilla

Day 1Day 3

About this Plan

Não Tenha Medo!

Quando as tempestades da vida nos castigam sentimos medo e tudo o que desejamos é livramento. Mas Jesus parece dormir quando mais precisamos. As mesmas palavras ditas aos seus discípulos – “Por que vocês estão com medo?” – nos confrontam ainda hoje. Há quem afirme que a expressão “não tenha medo!” é repetida 365 vezes na Bíblia. Dia após dia o Espírito Santo sopra em nossos ouvidos essas mesmas palavras de conforto.

More