Vem Pra Vida: uma Série de Devocionais sobre Saúde Mental e FéSample
“Um passo imperfeito e corajoso de cada vez!”
Autora: Rebecca Araujo — Integrante da Coordenadoria de Intercessão da JBB
Se você já fez uma trilha ou ouviu alguém que fez narrando histórias de contratempos, sabe o quanto pode ser desafiador. Na caminhada de vida cristã o mesmo acontece. Por vezes, nos deparamos com adversidades que tentam nos fazer desanimar ou desistir.
Hananias, Misael e Azarias são exemplos de jovens que passaram por inúmeras dificuldades. Os jovens, que haviam sido levados cativos de sua cidade conquistada, Jerusalém, para a Babilônia (Jr 52.28-30), tiveram suas vidas viradas de cabeça para baixo. Imagine que terrível, quantas provações não passaram!
Certa vez, o rei da Babilônia, Nabucodonosor, após construir uma estátua de ouro, ordenou que todos os que não a adorassem seriam mortos em uma fornalha de fogo ardente. Decidindo permanecerem fiéis, os três não se renderam perante àquela estátua, isto é, à dificuldade colocada diante deles (Dn 3.10-23). Seria mais fácil pouparem suas vidas, não é? Porém, nem sempre o mais fácil é a melhor solução.
É no momento da angústia que devemos mostrar nossa fidelidade a Deus. As caminhadas não são fáceis, mas não devemos depositar nossas expectativas e medos nelas, e sim em quem está ao nosso lado durante elas. Ter fé nEle é essencial. Fé é fidelidade, é permanecer. Por isso, apesar das dificuldades que possam surgir, é preciso decidir ter fé em vez de ser guiado por emoções.
Se Hananias, Misael e Azarias tivessem se rendido, deixariam de viver a tremenda experiência de ter a sua fé fortalecida e ver o agir de Deus em meio a uma das maiores dificuldades que alguém pode enfrentar: estar à beira da morte. Eles viram Deus sendo glorificado a partir de suas vidas, pois Ele os salvou da morte.
Somos filhos de um Deus zeloso, mas não somos isentos dos maus dias — neles Ele se faz presente e nos guia, dá discernimento e sabedoria quanto ao que e como fazer, além de derramar sobre nós coragem, ousadia e graça. Por isso, nEle podemos declarar como o salmista: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo” (Sl 23.4a).
Uma frase de Luiza Nazareth tem me acompanhado: “Continue dando um passo imperfeito e corajoso de cada vez!”. Você pode continuar a dar um passo de fé de cada vez, pois a nossa fé não é perfeita, é verdade, visto que há dias em que as dificuldades querem nos vencer, mas ainda assim precisamos decidir corajosamente continuar a permanecer no Caminho.
About this Plan
Nestes tempos de inúmeros desafios, a Juventude Batista Brasileira (JBB) se dedica a entregar um guia precioso para o público jovem: a série de devocionais "Vem Pra Vida". Especialmente moldada para refletir a realidade pulsante e dinâmica do jovem cristão batista brasileiro, esta série aborda temáticas cruciais e atuais sobre saúde mental. Vem com a gente, vem pra vida!
More