Vem Pra Vida: uma Série de Devocionais sobre Saúde Mental e FéSample
Decida!
Autor: Vinicius Vargas — Conselheiro da JBB
A situação era inédita para aquele povo. Muito tempo antes, seus antepassados foram por conta própria ao Egito e lá, depois de alguns séculos, foram escravizados (Ex. 1.1-13). Agora o país em que eles viviam foi atacado. Os prédios públicos foram vandalizados, o rei foi deposto e a elite da capital foi levada para um cativeiro em outra terra (Jr. 39:4-10). A cidade, antes populosa, estava esvaziada e triste (Lm 1:1). Até o templo, tido como literalmente o lugar que Deus morava, foi saqueado. Na cultura oriental, as guerras entre povos inimigos colocava em oposição suas divindades. A divindade mais forte era aquela que vencia. A mais fraca era a que perdia. Em geral, as pessoas eram levadas a aderir ao culto da divindade vencedora.
Daniel e seus amigos poderiam ter desistido de sua fé diante de uma crise sem precedentes. Eles, que eram nobres, belos, inteligentes e hábeis (Dn 1:4-5), eram ainda jovens! Eles tinham presenciado a invasão e agora viviam o amargo sabor do exílio. Foram selecionados para aprenderem a cultura e as línguas da Babilônia, certamente nessa cultura estava outra forma de culto e outra divindade a ser adorada. Estavam num outro lugar, aprendendo outra cultura, outra língua e até mesmo receberam outros nomes. Tinham tudo para se tornarem tão babilônios quanto todos à sua volta. Não tinham mais nada, nem mesmo uma identidade. Foi oferecida a eles a chance de se adaptarem ao meio: falando, vivendo, comendo e crendo como todo mundo em volta fazia.
No trecho que recolhemos, vemos um verbo fundamental, que explica muita coisa. O texto bíblico narra que Daniel DECIDIU viver de um jeito diferente. Apesar de todos os argumentos contrários, de todo o ineditismo da situação de cativeiro, de toda a pressão externa por um padrão que era empurrado goela abaixo, Daniel DECIDIU ir na direção contrária a tudo isso. E Deus honrou a sua fidelidade. A escolha da dieta se mostrou acertada (Dn 1:15), ele passou no teste final com louvor, sendo ainda mais excelente que a banca que o avaliou (Dn 1:10). A vida não foi fácil para Daniel. O que fez a diferença foi a decisão que ele tomou.
Os nossos contextos às vezes são pesados, opressivos, tóxicos. Querem mudar nossos princípios, nossos valores e nossa identidade. O grande segredo estará naquilo que decidirmos fazer. Podemos dançar conforme a música ou decidir não nos conformarmos com este mundo. Qual será nossa decisão?
Scripture
About this Plan
Nestes tempos de inúmeros desafios, a Juventude Batista Brasileira (JBB) se dedica a entregar um guia precioso para o público jovem: a série de devocionais "Vem Pra Vida". Especialmente moldada para refletir a realidade pulsante e dinâmica do jovem cristão batista brasileiro, esta série aborda temáticas cruciais e atuais sobre saúde mental. Vem com a gente, vem pra vida!
More