YouVersion Logo
Search Icon

Bons Hábitos EspirituaisSample

Bons Hábitos Espirituais

DAY 1 OF 7

A Leitura e o Estudo Das Escrituras

Introdução

Na caminhada cristã é vital o contato íntimo e permanente com a Bíblia, a palavra inspirada de Deus. Esse contato consiste em se aplicar à sua leitura e, mais do que isso, em investigá-la minuciosamente: estudá-la.

IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESTUDO DA BÍBLIA

A leitura

Ao conhecer Jesus o novo cristão passa a ter uma importante responsabilidade: conhecer a Bíblia. E para conhecê-la, o primeiro contato deve ser, naturalmente, a sua leitura, feita de maneira sincera e desapressada, regada com constante oração. Desse modo, o cristão vai aprendendo os fundamentos de sua fé: a Criação, a Queda, o plano da salvação e outros assuntos de igual importância.

O estudo

Apenas a leitura não torna o cristão um grande conhecedor da Bíblia. É necessário estudá-la. Ao estudar a palavra de Deus — e não somente ler — o cristão vai fundo em sua investigação. Ele cava fundo em busca dos tesouros escondidos na Palavra da Verdade. Para conhecermos Deus de verdade precisamos estudar Sua palavra revelada.

O FORTALECIMENTO ATRAVÉS DAS ESCRITURAS

As sagradas letras (2Timóteo 3.14-15).

O apóstolo Paulo orienta o jovem Timóteo a permanecer firme em sua fé, isto é, nas palavras das santas Escrituras (v.14). Paulo observa ainda: "... desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (v.15). Timóteo começou a conhecer as Escrituras desde muito cedo, ainda criança. Isso serve como uma chamada de atenção aos pais: é necessário ensinar cedo à criança o caminho da verdade, pois é cedo que as pessoas começam a pecar (Provérbios 22.6).

Inspirada por Deus para nos aperfeiçoar (2Timóteo 3.16-17).

As Escrituras (a Bíblia) são inspiradas por Deus (v.16). Isto significa que Deus influenciou de maneira especial os escritores para que escrevessem somente o que Ele queria que escrevessem (1Pedro 1.10-11; 2Pedeo 1.19-21). Sendo inspirada, a Bíblia é apta para nos ensinar, repreender, corrigir e educar naquilo que é justo.

O começo da fé

Nos passos iniciais da fé, a curiosidade e o vigor espiritual do cristão geralmente são altos e isso o leva a buscar de Deus entender melhor a Bíblia. Ele lê, pesquisa e busca em todos os meios possíveis conhecer profundamente o seu Senhor. Embora esteja sujeito a cometer muitos equívocos de interpretação ou aplicação, tem boa vontade e tende a ser esclarecido com o passar do tempo, pois para isso o Senhor lhe transmite luz ao entendimento (Provérbios 4.18).

CONCLUSÃO

Não é possível existir vida cristã dissociada do relacionamento com as Escrituras, uma vez que elas são a base de formação da fé e da prática do cristão, fornecendo todo o critério para que ele viva neste mundo de maneira correta e agradável ao Senhor.

MINHA ORAÇÃO
Em sua oração, peça a Deus disposição e fervor para criar e manter um hábito de leitura e estudo da Bíblia. Busque também iluminação para entender os mistérios contidos na revelação do santo livro.

Day 2