Eu Sou a Videira Verdadeira: Comentário Bíblico em João 15:1-17Sample
Amigos de Jesus
João 15:14-15 – “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.”
Eu os tenho chamado amigos: Jesus descreveu a medida e qualidade de seu amor por eles como um amor que trata servos como amigos. No relacionamento entre um discípulo e seu rabino daquele tempo, não era esperado que fosse uma amizade. Contudo, Jesus o rabino chamou Seus discípulos, Seus servos de amigos.
No pensamento do mundo antigo um escravo podia ser uma ferramenta útil e confiável, mas nunca poderia ser pensado como um parceiro. Era possível que um escravo e um amigo pudessem ser de ajuda similar, mas um amigo podia ser um parceiro no trabalho de uma maneira que o escravo nunca poderia.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno: Eles eram amigos porque eram obedientes (embora não de maneira perfeita). Amizade com Jesus não pode ser desconectada da obediência aos Seus comandos.
Nas palavras de Charles Spurgeon: “Ela deve ser uma obediência ativa, observe isso. ‘Vocês são meus amigos se vocês fizerem tudo o que eu lhes comandar’. Alguns pensam que é suficiente evitar o que ele proíbe. A abstinência do mal é uma grande parte da retidão, mas não é o suficiente para uma amizade.”
Eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido: Eles eram amigos porque Jesus não manteve segredos deles, mas revelou abertamente o que Ele havia recebido de Deus Pai.
Merrill C. Tenney pensa o seguinte: “O amigo é um confidente que compartilha o conhecimento do propósito do seu superior e voluntariamente o adota como seu próprio.”
Baseado no Comentário Bíblico Enduring Word de David Guzik.
Scripture
About this Plan
Jesus disse: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos”. Estude essa famosa passagem do Evangelho de João com o Comentário Bíblico Enduring Word de David Guzik. Esse plano de 12 dias discute como permanecer em Jesus, como NÃO permanecer e como é dar frutos para o seguidor de Cristo. Seja encorajado pela Palavra de Deus ao permanecer em Jesus, a Videira verdadeira!
More