BibleProject | JustiçaSample
Dia 3 - Quem é injusto?
Como discutimos ontem, a justiça e a retidão são sobre um modo de vida radical e altruísta.
Como no livro de Provérbios: o que significa "promover a retidão"?
“Abra sua boca por aqueles que não podem falar por si mesmos.”
E o que essas palavras significam para os profetas, como Jeremias?
"Ajude os desfavorecidos e não tolere opressão ou violência contra o imigrante, o órfão e a viúva."
E veja também o livro de Salmos. "O Senhor faz justiça aos oprimidos, alimenta os famintos e liberta os prisioneiros, mas frustra o caminho dos ímpios". Uau! Ele frustra o caminho dos ímpios?
Ímpio em hebraico é rasha', significa "culpado" ou "errado". Refere-se a alguém que maltrata outro ser humano, ignorando sua dignidade como uma imagem de Deus.
Então a justiça e a retidão são importantes para Deus?
Sim, esse era esse o propósito da família de Abraão, os israelitas. Eles acabaram como escravos imigrantes oprimidos injustamente no Egito, então Deus confrontou o mal do Egito declarando que eles eram racha', culpados de injustiça. E então Ele resgatou Israel. Mas a ironia na história do Antigo Testamento é que essas pessoas redimidas cometeram os mesmos atos de injustiça contra os vulneráveis, então Deus enviou profetas que declararam Israel culpado.
Mas eles não eram os únicos, havia injustiça em todo lugar.
Alguns cometem injustiça ativamente, outros se beneficiam com privilégios de estruturas sociais injustas sem perceber. Isso é triste, mas a história mostra que, quando os oprimidos chegam ao poder, quase sempre viram opressores.
Então todos participamos da injustiça, de modo ativo ou passivo, mesmo sem intenção; somos todos culpados.
E então essa é a mensagem surpreendente da história bíblica: a resposta de Deus ao legado de injustiça da humanidade foi nos dar um presente: a vida de Jesus. Ele foi reto e justo, e ainda assim ele morreu em nome dos culpados. Mas então Deus declarou Jesus como justo quando o ressuscitou dos mortos. E agora Jesus oferece sua vida aos culpados, para que eles também possam ser declarados "justos" diante de Deus, não por algo que tenham feito, mas por causa do que Jesus fez por eles.
Os primeiros seguidores de Jesus vivenciaram essa retidão de Deus não apenas como um novo status, mas como um poder que mudou suas vidas e os fez agir de formas surpreendentes.
Se Deus declara pessoas como "justas" sem que mereçam, a única resposta razoável é buscar a retidão e a justiça em favor dos outros. Esse é um modo de vida radical e não é sempre conveniente ou fácil. É corajosamente fazer dos problemas de outras pessoas os meus problemas.
É isso que Jesus quis dizer com amar ao próximo como a si mesmo. É um compromisso de vida alimentado pelas palavras do antigo profeta Miquéias: "Deus disse a vocês, humanos, o que é bom e o que Ele requer de vocês: sejam justos, amem a misericórdia e caminhem humildemente com o seu Deus."
About this Plan
O que é justiça, e quem pode defini-la? Neste plano de três dias, vamos explorar a justiça bíblica e descobrir como ela está profundamente enraizada no enredo bíblico.
More