BibleProject | JustiçaSample
Dia 2 – Por que nos importamos com a justiça?
Se você fosse um louva-a-deus, seria socialmente aceitável devorar seu amigo. E se fosse um texugo, não teria consideração por nenhum animal, não ligaria. Se fosse um panda com filhotes gêmeos, seria normal abandonar um deles para cuidar do outro. Mas se um humano faz alguma dessas coisas, consideramos errado e injusto.
Por que os seres humanos se importam tanto com a justiça?
Bem, a Bíblia tem uma resposta fascinante a essa pergunta. Na primeira página, os seres humanos são separados de todas as criaturas como “a imagem de Deus”. Representantes de Deus que governam o mundo usando a definição de bem e mal dada por Ele. E essa identidade é a base da visão bíblica de justiça: todos os seres humanos são iguais diante de Deus e têm o direito de serem tratados com dignidade e justiça, não importa quem você é. Seria bom se todos fizéssemos isso, mas sabemos como o mundo realmente funciona. E a bíblia trata disso também: ela mostra como estamos sempre redefinindo o bem e o mal para o nosso próprio benefício e em detrimento dos outros.
Autopreservação. E quanto mais fraca é a pessoa, mais fácil é tirar proveito dela.
E, na história bíblica, vemos isso acontecendo em um nível pessoal, mas também em famílias, comunidades e civilizações inteiras que criam injustiça, especialmente para os vulneráveis. Mas a história não termina aí. Do meio dessa confusão, Deus escolheu um homem chamado Abraão para começar um novo tipo de família. Especificamente, Abraão deveria ensinar sua família a “manter o caminho do Senhor, praticando retidão e justiça”.
Praticando retidão? Essa é uma palavra bíblica que eu não uso, mas me vem à mente a ideia de ser uma boa pessoa.
Mas o que isso significa, "ser uma boa pessoa"? A palavra hebraica na bíblia para "retidão" é tsedeqah, e é mais específica: é um padrão ético que se refere a relações corretas entre as pessoas; é sobre tratar os outros como a “imagem de Deus”. Com a dignidade divina que eles merecem. E “justiça” em hebraico é mishpat. Pode se referir à justiça retributiva. Por exemplo, se eu roubar algo, arcarei com as consequências.
No entanto, na maioria das vezes na Bíblia, Mishpat se refere à justiça restaurativa. Significa ir mais além, realmente procurando pessoas vulneráveis que estão sendo exploradas e ajudando-as.
Algumas pessoas chamam isso de caridade. Mas mishpat envolve muito mais, significa tomar medidas para defender os vulneráveis, e mudar as estruturas sociais para evitar a injustiça.
A justiça e a retidão têm a ver com um modo de vida radical e altruísta.
Scripture
About this Plan
O que é justiça, e quem pode defini-la? Neste plano de três dias, vamos explorar a justiça bíblica e descobrir como ela está profundamente enraizada no enredo bíblico.
More