YouVersion Logo
Search Icon

Amiga Bíblia - Comentário Devocional – Filipenses (Portugal)Sample

Amiga Bíblia - Comentário Devocional – Filipenses (Portugal)

DAY 11 OF 11

TEXTO BÍBLICO

Agradecimentos pelas Ofertas
FILIPENSES 4.10-20

10 Ora muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.11Não digo isto como por necessidade, porque aprendi a contentar-me com o que tenho.12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.13 Posso todas as coisas, naquele que me fortalece.14 Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.15 E bem sabeis, também, vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedónia, nenhuma igreja comunicou comigo, com respeito a dar e a receber, senão vós, somente;16Porque, também, uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalónica;17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que abunde para a vossa conta.18 Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 20 Ora, a nosso Deus e Pai, seja dada glória para todo o sempre! Amém.

ENTENDENDO O TEXTO
V.10-11- Paulo alegrava-se porque os Filipenses estavam a demonstrar o amor que tinha por ele, pois enviaram ofertas para o abençoar. O destaque aqui não era para valor monetário da oferta em si, mas sim porque Paulo sentiu-se amado por eles. O amor deve ser demonstrado não só com palavras, mas também com ações. Naquele momento a ação de amor que poderiam oferecer para Paulo era ajudá-lo no seu sustento.


V.12- Paulo na sua vida tinha passado por muitas alegrias, mas principalmente por muitas dificuldades, mas ele aprendeu a viver contente em qualquer situação. Ele prova isso e ensina-nos a também sermos sempre alegres em todas as situações. Ele completa explicando o motivo:

V.13- “Tudo posso naquele que me fortalece." Este texto muita gente usa fora do contexto. Não sei se observa como eu, mas vejo muita gente usar esta frase como um "amuleto", uma frase encorajadora, e ela é, mas é não da forma com as pessoas aplicam. Parece assim: vou enfrentar tudo e sou invencível, não vou ter dificuldades e nem problemas na minha vida. Mas isso é totalmente o contrário do que Paulo está explicar! Ele fala que mesmo com fome, com provação, com dificuldades. ele suportava tudo, porque tinha fé em Deus. Tinha certeza absoluta que Deus estava com ele e Deus não mandaria provação maior do que ele poderia suportar, como ele mesmo fala em I Coríntios 10:13. Se viesse luta, Deus providenciaria o escape e o socorro. Entende o sentido? Vamos passar por lutas, mas a verdade é que mesmo no meio das lutas sentiremos paz e alegria pois Deus ajuda-nos e fortalece. Jesus falou em João 16.33 “Neste mundo terão vocês aflições; contudo, tenha ânimo! Eu venci o mundo”. Sim, aqui na terra passaremos por muitas dificuldades, porém não estamos sozinhas, Jesus venceu tudo e está ao nosso lado para nos ajudar.


V.14-18- Paulo retoma ao assunto da ajuda que os Filipenses enviaram e agradece-lhes mais uma vez, mas ele aproveita para reforçar que o objetivo dele não era receber dinheiro por fazer a obra de Deus. Sabia que os irmãos que ofertaram estavam a fazer isso de todo o coração, para servir a Deus.


V.19- "O meu Deus" - lindo como Paulo tem intimidade com Deus. Temos tido realmente Deus bem presente e como o único Deus da nossa vida? Paulo afirma que Deus suprirá todas as nossas necessidades, em tudo o que realmente precisamos Ele abençoa-nos. Ele cuida de nós em cada detalhe e com a Sua graça abençoa-nos ainda mais e muitas vezes concede até mais do que nas nossas necessidades. Ele pode até atender "os desejos do nosso coração” se isso Lhe agradar, como diz Salmos 37:4.

V.20- Ao nosso Deus e Pai, que cuida de nós de um jeito especial e amoroso, a Ele, seja a glória para sempre!

PAUSA PARA MEDITAR

E na sua vida? Tem sentido a presença de Deus mesmo no meio das dificuldades ou elas têm abalado a sua fé? Medite sobre isso e se for necessário faça uma mudança na sua vida.

TEXTO BÍBLICO

Saudações Finais
FILIPENSES 4.21-23

21 Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam.

22 Todos os santos vos saúdam, mas, principalmente, os que são da casa de César.

23 A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos! Amém.

ENTENDENDO O TEXTO
V.21-22 Os santos, os cristãos verdadeiros, saúdam-se uns aos outros.


V.23 A graça, já expliquei no começo da carta o que é, favor de Deus que não merecemos, mas Ele por amor derrama sobre nós.

"A graça do Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém."
Este é meu profundo desejo e oração por você.

Terminamos mais um livro da Bíblia!
Obrigada por ser companheira todos os dias.
Deus é bom!
Vamos alegrar-nos!

Lemos este plano da carta de Filipenses e com certeza aprendemos muito juntas! Já temos aqui na aplicação mais outros planos para continuar a crescer no conhecimento de Deus. Em breve teremos aqui o comentário Amiga Bíblia de todos os livros do Novo Testamento.

Continue a ler e estudar a Bíblia diariamente, partilhe com mais pessoas para que elas sejam edificadas como também foi. Convide-as a ler a Bíblia consigo, tenha a certeza que será uma experiência transformadora!

Convido-a para conhecer mais sobre o Projeto Amiga Bíblia. Fale connosco ou conheça o nosso canal do YouTube e o nosso perfil no Facebook e Instagram, para isso, clique no link https://linktr.ee/AMIGABIBLIA

Se quiser assistir a Playlist do livro de Filipenses aceda: https://www.youtube.com/playlist?list=PLF36x39N2-q5G19PFKy4HBjFQ4FmwWOmC

Day 10

About this Plan

Amiga Bíblia - Comentário Devocional – Filipenses (Portugal)

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro: “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para a ajudar a ler, entender o texto e aplicá-lo à sua vida. Desejo que a “Amiga Bíblia” seja a sua Melhor Amiga! Comece hoje a estudar a Palavra de Deus.

More