YouVersion Logo
Search Icon

Plan Info

Amiga Bíblia - Comentário Devocional – Filipenses (Portugal)Sample

Amiga Bíblia - Comentário Devocional – Filipenses (Portugal)

DAY 10 OF 11

TEXTO BÍBLICO

FILIPENSES 4.1

1 PORTANTO, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.

ENTENDENDO O TEXTO
V.1 Devemos lembrar que a nossa Bíblia hoje é dividida em capítulos e versículos, porém originalmente o livro de Filipenses era uma carta e foi escrita de modo corrido, sem divisão. Portanto o versículo 1 do capítulo 4 é continuação do capítulo 3 onde Paulo estava a falar sobre sermos parecidos com Cristo. Agora no capítulo 4, ele começa com: "portanto", quer dizer, devido a isso, devido a eles estarem a esforçar-se para serem mais parecidos com Cristo, Paulo alegrava-se ainda mais. Os cristãos de Filipos eram o motivo da alegria de Paulo, e uma coroa espiritual, um presente do seu ministério. Olha que lindo! Esta alegria também devemos sentir quando estamos no meio de irmãos comprometidos, um edificando a vida dos outros e caminhando juntos a serem mais parecidos com Jesus. Vamos juntas permanecer firmes neste propósito?

PAUSA PARA MEDITAR

Sente alegria em estar junto com cristão verdadeiros, servindo e louvando a Deus?

TEXTO BÍBLICO

Exortações
FILIPENSES 4.2-9

2 Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. 3 E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. 4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. 5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas, diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças; 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos, em Cristo Jesus. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai; 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

ENTENDENDO O TEXTO
V.2-3- Existiam mulheres na igreja que eram cristãs, mas eram pessoas que criavam discórdia. Este exemplo não podemos seguir. Paulo chama-as pelo nome orientando-as a fazerem as pazes. Elas ajudaram Paulo no ministério, mas mesmo assim tinham este problema para ser resolvido. Paulo chama os irmãos para ajudarem nesta situação pois todos eles serviam a Deus e eram salvos conforme Paulo afirma: "Os seus nomes estão escritos no livro da vida." E o seu? Tem certeza de que o seu nome está escrito no livro da vida? O Espírito Santo pode dar-nos esta certeza após nós reconhecermos que somos pecadoras e decidimos deixar para trás a velha vida e ter uma nova vida com Jesus, tendo-O como Salvador e Senhor verdadeiro.

Nos próximos versículos começa um dos textos mais lindos desta carta. Texto que devemos ter sempre gravado na mente e no coração:

V.4- ALEGREM-SE, ALEGREM-SE! Paulo reforça isso várias vezes na carta. Devemos lembrar que a alegria é uma das nove características do fruto do Espírito Santo (gravei até uma série no canal Amiga Bíblia sobre isso) https://youtube.com/playlist?list=PLF36x39N2-q6i3ewruTEjvXWuaiyQ1_mP&si=4if4mFqkHg5CnVnw . As características do fruto do Espírito estão descritas em Gálatas 5.22-23. A primeira característica é o amor e a segunda é alegria, depois vem paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. A alegria verdadeira é algo que só Deus pode dar. É algo que brota de um coração cheio de fé e esperança no meio das dificuldades. Tem tido esta alegria verdadeira na sua vida? Se ainda não, ore, siga a receita que Paulo dá nestes versículos.

V.5- A alegria gera outras atitudes do fruto do Espírito que é amabilidade. Uma pessoa que anda com Senhor, que tem a sua fé e esperança firmes em Deus também terá paz na sua vida e será amável com todos. Além disso Paulo reforça: "Perto está o Senhor". Isso é lindo e ainda ajuda a reforçar a nossa fé e esperança pois Deus não está distante daqueles que O procuram de todo o coração.


V.6- Este versículo é um desafio, principalmente para nós mulheres: "Não andeis ansiosos por coisa alguma". Percebeu? Por mais grave que a situação seja, por mais difícil e desesperadora que pareça ser, não devemos ficar ansiosas. Paulo ajuda-nos com a receita para conseguir isso: "Mas apresentem os seus pedidos a Deus". Tenho até vergonha de falar, mas sei que não estou sozinha nesta... Quantas vezes, ficamos nervosas e ansiosas, sofrendo sozinhas e só depois nos lembramos da melhor coisa a fazer? O que é? Entregar para Deus e falar com Ele abertamente, orando, suplicando e agradecendo já por todo cuidado d'Ele. Como precisamos melhorar nesse sentido, não é? Eu falo que estou em treinamento ainda, pois quando a preocupação e a ansiedade vêm ao meu coração tenho-me esforçado sempre para lembrar que o meu Pai está no controlo de tudo e falo com Ele o que estou a sentir e isso gera paz. A paz que Paulo explica no próximo versículo.


V.7- "E a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." A paz de Deus, além de guardar o coração, ela guarda a mente. Devemo-nos lembrar que o nervoso e a ansiedade fazem mal até para a saúde física e mental, sem falar na espiritual. Ansiedade exagerada muitas vezes demonstra falta de fé, falta de confiança verdadeira em Deus. Sempre falo numa frase que me ajuda nestes momentos: “Mesmo que não pareça, Deus está no controlo!”. E é isso! Deus sabe de tudo. Ele conhece os pensamentos, as intenções do coração. Ele é Omnisciente, nada fica escondido d'Ele, então diante disso porque vamos temer? Precisamos de confiar. Quando estou em lutas lembro-me também do versículo de Romanos 8.28 que diz: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Mesmo que agora possa achar que a situação é muito má, tenha a certeza, Deus não vê só o agora, Ele vê lá na frente, o resultado disso. Vou aproveitar aqui para dar um testemunho, se ainda não conhece um pouquinho da minha história. Em Julho de 2020 eu tive Covid-19. Fiquei quinze dias em casa, não foram dias fáceis, mas também não precisei de internamento, o problema mesmo começou depois. Eu tentei voltar a trabalhar mas percebi que algo estava estranho. Eu não me lembrava nem o que fazia para ligar um computador. Eu tinha-me esquecido de senhas, nome dos meus funcionários. Eles vinham até à minha sala para falar comigo, e era como se falassem outra língua. Como estava no começo da pandemia, tudo era novo e as pessoas não entendiam o que estava acontecer comigo. Fiz muitos exames e fui diagnosticada com “Síndrome Pós-Covid”. Tive que me afastar das minhas atividades rotineiras por quase seis meses. Eu perdi parte da memória, tinha dificuldade na fala, comunicação e escrita. Foram dias muito difíceis, porém apoiava-me nestes textos e Deus encheu o meu coração de PAZ e PACIÊNCIA que são uma das características do fruto do Espírito Santo. No meio desta grande luta, e destas dificuldades foi quando recebi o chamado de Deus para realmente efetivar e iniciar o PROJETO AMIGA BÍBLIA. Eu com dificuldade de escrita, fui chamada por Ele para escrever o primeiro livro AMIGA BÍBLIA que é o comentário do Evangelho segundo João. Na minha incapacidade Deus chamou-me para mostrar que não era pela minha capacidade, mas seria tudo por Ele e para Ele. Hoje revendo este comentário, não posso deixar de louvar e agradecer. No momento em que eu achava que era o meu fim, que nunca mais seria a mesma pessoa, lá no meio da dor, Ele chamou-me. Conto isto para reforçar a sua fé no Deus que faz tudo com um propósito. Hoje pode não entender e nem ver saída, mas Ele está no controlo de tudo, mesmo que não pareça. Confie n'Ele e receba a paz que só Ele lhe pode dar.

Continuando... Agora, preste atenção que coisa linda o passo a passo que Paulo explica aqui:
ANSIEDADE ➡ORAÇÃO ➡PAZ
Que receita perfeita! Temos que aplicar esta lição às nossas vidas. Sou a prova viva que ela dá certo.


V.8- Paulo explica algo mais para ajudar a nossa mente. Contei sobre o Covid, mas tive outros momentos difíceis na minha vida, onde a minha mente queria fraquejar, e fraquejou, lutas físicas e espirituais, porém este versículo sempre esteve no meu coração e me ajudava a colocar os pensamentos em ordem. Devemos pensar em “tudo de bom, nobre, puro, correto, amável, excelente e digno de louvor”. O que é mais perfeito para pensar do que na própria Palavra de Deus? Eu tenho vários versículos em mente que me ajudam e me orientam em várias situações. E na sua vida, tem guardado a Palavra no seu coração e usando como foco dos seus pensamentos? Esforce-se para decorar alguns versículos, leia várias vezes, escreva-os num lugar visível, para que possa sempre lembrar-se da Palavra de Deus. Ela é a força e a resposta que precisa para vencer as lutas e ansiedades.


V.9- Aprendemos muita coisa até aqui, não é? Mas, sabe que só ler não adianta? Temos que colocar em prática! Se fizemos isso Paulo reforça: E o Deus de paz estará convosco. Vamos então aplicar o que temos aprendido para sentir esta paz de Deus!

PAUSA PARA MEDITAR

Vamos relembrar-nos da receita da paz? Quando sentir ansiedade, ore e entregue a Deus, confie que Ele está no controlo e agradeça já, e a paz de Deus encherá o seu coração. Mesmo que a situação não mude, a sua fé estará firme em quem pode fazer mais do que pedimos ou pensamos.

Deus que está no controlo de tudo. Não desanime! Confie nesta receita, ela sempre dá certo!

Day 9Day 11

About this Plan

Amiga Bíblia - Comentário Devocional – Filipenses (Portugal)

Este plano foi feito para você! Este plano é um Comentário Bíblico Devocional baseado no livro: “Amiga Bíblia”. Contém explicações práticas de versículo a versículo, para a ajudar a ler, entender o texto e aplicá-lo à su...

More

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy