EmpreendedorismoSample
A Bíblia chama-nos para servir. Servir as pessoas à nossa volta e no mundo inteiro. Jesus é o nosso grande exemplo (Fil. 2:3-11). A cidade de Jerusalém caracteriza-se pelo cuidado de Deus pelo Seu povo (Apocalipse 21:3-8) e Deus quer revestir-nos de justiça e boas ações (Apocalipse 19:6-8). Deus, o governante da cidade de Jerusalém, representa o bem que nasceu do amor. Ele quer partilhar tudo o que é bom, tudo o que representa a Sua glória, connosco, sem o guardar para si.
Depois da minha humilhante descoberta sobre em quem eu me tornara, quis mudar. Isto fez-me procurar uma empresa com uma cultura diferente. Precisava de outro ambiente para mudar e desenvolver. Não me sentia capaz de o fazer na cultura da empresa em que me encontrava na altura. Uma cultura, já agora, que eu ajudara a criar. Ao procurar outra empresa, foquei-me na sua cultura e no carácter da liderança. A minha busca levou-me até um homem incrivelmente honrado, o líder de uma das maiores empresas automóveis na altura. Não era cristão, mas a sua personalidade tinha criado uma cultura profissional de serviço centrado no cliente, sem política nem esquemas. Era uma cultura centrada nas pessoas focada em honestidade, transparência e excelência. A sua boa reputação seguia-o fora da empresa, onde ele era conhecido por se focar na pessoa, pela sua integridade, profissionalismo e forma criativa de pensar e trabalhar. Foi este CEO que me ensinou a fazer autorreflexão, a trabalhar centrado nas pessoas, e mesmo assim, a ter sucesso. Ele confrontava-me regularmente sobre o meu comportamento, com perguntas incisivas. Dentro desta empresa, desenvolvi um lado diferente da minha personalidade. O meu propósito e foco na tarefa foram complementados com uma abordagem centrada nas pessoas. As consequências para as pessoas envolvidas eram agora expressamente tidas em conta ao decidir assuntos vitais na empresa. Outra coisa que aprendi nesta altura foi que o empreendedorismo orientado por valores não é necessariamente cristão. Isto fez-me pensar no que seria específico acerca desse empreendedorismo. (Partilho a minha exploração sobre os traços específicos do empreendedorismo cristão na próxima meditação.)
Pergunta do dia
Como descreveria a minha reputação, e que valores e cultura imperam na minha empresa?
About this Plan
Como podemos contribuir, como empreendedores, para a felicidade e bem-estar das pessoas envolvidas na nossa empresa? E onde encontramos a nossa própria felicidade e contentamento? As cidades bíblicas de Jerusalém e Babilónia são a base desta primeira série - um símbolo de duas formas de pensar sobre felicidade e negócios.
More