ÊXODO GRITA POR JESUSSample
As convergências literárias e espirituais entre o Velho e o Novo Testamento deviam sempre ser caminho para adorarmos melhor, reconhecermos o nosso pecado com mais clareza e confiarmos com um coração mais inteiro. Ao lermos atentamente o livro de Êxodo, é impossível não atentar para estes paralelismos que surgem um pouco por toda a parte. Olhamos para o tabernáculo e todos os seus pormenores e podemos ver sombras da obra de Cristo. Não há minúcias nos relatos bíblicos –tudo aponta para realidades mais sublimes. É disso exemplo a entrada única da tenda. O povo entrava para um lugar delimitado, estava preso à obrigatoriedade dos sacrifícios, a toda aquela solenidade. Fazia-o continuamente. Era um peso sempre presente.
Em João 10 lemos a declaração que Jesus faz acerca de Si mesmo -"Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.". Como não nos emocionarmos com este peso que é retirado dos nossos ombros? Jesus é o sacrifício perfeito e liberta-nos do peso para que saíamos e encontremos ‘pastagens’! A porta estreita que leva a esta liberdade!
Entrar pela Porta que é Jesus também implica um movimento de saída, na medida em que temos a responsabilidade de partilhar com outros o Evangelho. Havia aromas reservados ao uso no tabernáculo e isso era agradável a Deus Pai. Hoje, somos chamados a ser o “bom cheiro de Cristo”. Fazemo-lo apontando para Cristo? Ou escondemo-nos no receio de parecermos ridículos ou de que os outros fiquem com uma impressão estranha e desadequada da fé?
Podemos descansar na certeza de que o sangue de Jesus nos dá acesso ao Pai. Podemos pedir que o Espírito Santo trabalhe em nós o que precisa de ser transformado –os receios, a inaptidão e a falta de ousadia –para que sejamos luz na vida dos que possam vir a entrar por esta Porta.
Senhor Jesus, obrigado pelo Teu exemplo de coragem e testemunho irrepreensível. Ajuda-nos a não termos vergonha do Evangelho e a testemunharmos a outros a boa nova de entrada no Reino dos céus, através de Ti.
About this Plan
Durante esta semana, olharemos para o livro do Êxodo, no Antigo Testamento, e veremos aspetos do carácter de Deus que nos apontam para Jesus. Veremos o comportamento do povo, e seremos questionados acerca do nosso!
More