YouVersion Logo
Search Icon

O Deus que me vêSample

O Deus que me vê

DAY 3 OF 3

As leituras de hoje reforçam-nos a esperança: podemos confiar em Deus, mesmo nas tribulações. Sim, Ele é o Deus que nos vê no deserto. Mas note que tanto no Salmo 27 como nas palavras do Apóstolo Paulo aos coríntios, existem afirmações que nos fazem entender uma necessidade de posicionamento perante as aflições: espere no Senhor, anime-se, fortifique-se, não desanime!

Da mesma maneira, se voltarmos para a história de Agar relatada em Génesis 21, há uma frase imperativa que antecedeu o cumprimento das promessas na vida de Ismael: “Ergue-te, levanta o moço, e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.” (Gén. 21:18)

São 3 ordens, com 3 atitudes que precisamos de ter para nos posicionarmos corretamente durante as adversidades que nos levam ao deserto:

1- Ponha-se em pé

A prontidão de Deus para nos ajudar quando estamos em apuros não deve diminuir os nossos esforços, mas acelerar-nos naquilo que tem que de ser feito. Há uma parte que é nossa no cumprimento das promessas de Deus. Não se renda à sua dor, erga-se! Saia dessa posição de prostração diante dos seus problemas e da calamidade do mundo. Não se entregue à morte. Não entregue o seu casamento à morte, os seus filhos à morte, os seus sonhos à morte. Ponha-se em pé! O Senhor já nos deu autoridade para pisar serpentes e escorpiões e colocou Satanás debaixo dos nossos pés (Lucas 10:19), então, posicione-se como herdeiro das promessas de Deus! Levante-se!

Perceba que Agar era escrava e agora estava livre, mas ela focou-se tanto no que correu mal, que nem percebeu aquilo que já tinha corrido bem. Talvez durante muito tempo ela sonhou em ser livre, e agora nem percebeu que isso tinha se tornado realidade! Será que isso não acontece conosco também?

Jesus nos fez livres, mas viver a vida de liberdade depende de nós. Tire os olhos das dificuldades e olhe para o Alto.

2- Levante o menino

Ismael era o motivo maior da dor e do desespero de Agar naquele momento. Nenhuma mãe tem estrutura para ver o seu filho morrer de fome e sede. É por isso que os versículos anteriores relatam que ela colocou-o debaixo de um arbusto e afastou-se, deixando-o lá.

Existe alguma dor ou dificuldade que preferiu ignorar para não sofrer? Se deseja alcançar as promessas que Ele tem para a sua vida, precisa encarar isso. Uma ferida só é curada quando reconhecemos a importância de medicá-la. E mais: se essa dor é revelada em alguém ou através de alguém - ou seja, se a razão da sua dor é um filho desviado, um cônjuge não cristão, alguém que está a caminhar para a morte ou está simplesmente a fazê-lo sofrer – Deus está a capacitá-lo hoje para ser um instrumento de salvação. Levante esse menino! Perdoe, se for necessário. Liberte a fé que há em si. Encare o problema e deixe que o Espírito Santo o use!

Não deixe os seus sonhos e propósitos morrerem debaixo do arbusto. Não deixe a sua família. Não deixe o seu casamento. Deus está a chamar-nos agir.

3- Segure-o pela mão

O nosso agir passa por estender a mão, o que significa ser persistente, encorajar, sustentar, carregar se for necessário.

Há um propósito na sua vida. Deus não permite a dor para que se entregue à vitimização, mas para que dê novo sentido e significado a essa dor e veja o que Ele está a fazer.

Quando Agar se levantou, Deus abriu-lhe os olhos e ela viu o poço. A esperança estava ali, bem perto! Então creia: tem água viva à sua espera! Tem provisão, tem resposta, tem renovação, tem restauração!

A sua dor é legítima – lembre-se que todos estamos sujeitos ao desânimo, ao sentimento de fracasso, ao desespero – mas embora Deus esteja conosco, sem nos julgar, porque Ele é Aquele que nos vê e nos ama incondicionalmente, o trabalhar d'Ele passa pelo posicionamento em obedecermos à Sua voz para encontrarmos as fontes no deserto. Esta angústia não pode durar para sempre. Ele ama-o como é e está, mas deseja transformar a sua história. O seu fim não é o deserto, o seu fim é a terra prometida. Ele está consigo e está pronto para levá-lo a um novo ciclo.

Creia e prossiga! Deus está a vê-lo!

Day 2

About this Plan

O Deus que me vê

Já correu para o deserto no momento de adversidade? Já esperou pela morte, imaginando que não haveria solução para os seus problemas? Já se dececionou ao ponto de perder a esperança e esquecer-se das promessas de Deus para a sua vida? Acredite: por mais difícil que seja a situação, Ele vê-o! E deseja dar-lhe uma saída.

More