YouVersion Logo
Search Icon

Romanos: Teologia Para TodosSample

Romanos: Teologia Para Todos

DAY 6 OF 13

Quando uma criança é adotada por uma família, ela não apenas precisa aprender a relacionar-se com os seus pais, mas, também, com os seus novos irmãos. O mesmo é verdade na família de Deus, chamada Igreja. Ser um cristão é ter uma grande variedade de irmãos e irmãs, não apenas na sua igreja, mas em outras igrejas, que com frequência discordam em diversos assuntos. A questão do que fazer a respeito desses desacordos e de como navegar relacionalmente através de possíveis divisões é uma das habilidades mais práticas que um cristão pode aprender.

Para os que estão iniciando agora, há assuntos primários de que não se abre mão, e assuntos secundários de que se pode abrir mão. Paulo diz exatamente isso, notando que a morte e ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com as Escrituras, são coisas que vêm “antes de tudo” (1 Coríntios 15:3). Pense em assuntos primários e dos quais não se pode abrir mão como as fronteiras que dividem diferentes países. Uma vez que você cruza o limite dessas crenças, você está em outra religião.

Pense em assuntos secundários e dos quais se pode abrir mão como fronteiras de estados, nas quais você pode estar em ambos os lados da linha e ainda ser um cidadão da mesma nação. O que Paulo está falando em Romanos 14:1-12 são coisas secundárias e das quais se pode abrir mão entre cristãos. Os seus exemplos incluem escolhas dietéticas, que dia alguém adora na igreja, e outras “opiniões” que são propensas a causar “discussões” e “julgamentos” desnecessários e inúteis que fazem com que irmãos e irmãs em Cristo até mesmo “desprezem” uns aos outros desnecessariamente. 

O que ajuda o povo de Deus a viver junto, em unidade, é ser devoto aos assuntos primários, dos quais não se abre mão, e igualmente devotos à graça, ao amor e à misericórdia em relação aos assuntos secundários, dos quais se pode abrir mão, discutindo estes com respeito e liberdade.

Quando você tem uma decisão a tomar, se uma questão é ou não bíblica e honra a Deus, Paulo já esboçou alguns princípios úteis para guiar a sua tomada de decisão, então tome alguns momentos e procure estas passagens das Escrituras que conduzem até esta seção de Romanos 14:1-12:

1. Isso traz glória para Deus? (Rm 11:36)

2. Isso parte de uma mente renovada e de uma cosmovisão transformada? (Rm 12:1-3)

3. Isso é uma demonstração de amor cristão? (Rm 12:9-21)

4. Isso quebra a lei? (Rm 13:1-8)

5. Isso aprofunda o amor por Deus e por outras pessoas? (Rm 13:8-14)

A razão principal por que Paulo diz que não devemos julgar uns aos outros em questões secundárias é porque Jesus é o Juiz de todos nós, e se Ele não julgará alguém por algo, então certamente nós não deveríamos julgá-lo também. Para cristãos dentro de uma igreja e entre igrejas, a nossa unidade está ao redor de Jesus Cristo. Ele é a videira, e nós somos os ramos. Nenhuma das nossas igrejas ou ministérios é a videira. Desde que Jesus, e não nós mesmos ou o nosso grupo, seja a nossa prioridade, teremos unidade, a qual deve ser preservada pela concordância sobre o que se pode abrir mão e o que não se pode abrir mão como nossas convicções secundárias e primárias.

Day 5Day 7

About this Plan

Romanos: Teologia Para Todos

Neste Plano de 13 dias, você estudará Romanos 12-16 de um modo aplicável e prático, que faz da teologia complicada acessível para todos. Seja você apenas um curioso sobre a Bíblia, um novo convertido ou um seguidor de muito tempo de Jesus, sabemos que Deus falará com você através deste Plano.

More