Romanos: Teologia Para TodosSample
Quando era um novo cristão, como muitas outras pessoas, comecei lendo a Bíblia de capa a capa. No Antigo Testamento, rapidamente alcancei as longas listas de nomes de pessoas de famílias e, já que eu não conhecia aquelas pessoas, eu simplesmente pulei aquelas listas. Quando cheguei no Novo Testamento, também encontrei listas de nomes de pessoas que estavam em várias famílias de igrejas, e eu fiz basicamente a mesma coisa – ignorei. Tendo sido, agora, um cristão estudando a Bíblia por mais de três décadas, eu, na realidade, acho as listas com nomes de pessoas fascinantes. Por quê? Porque pessoas são fascinantes. O testemunho de todo mundo de como Deus os salvou, os mudou e os usou para o ministério é fascinante. Nunca perde a graça ouvir sobre a graça de Deus em ação por, em e através de alguém. O que é interessante a respeito da lista de nomes ao final de Romanos é que ele está escrevendo para uma igreja que não plantou e nunca visitou. Estes queridos santos, contudo, eram conhecidos, e Paulo usa o final de sua carta para expressar a sua gratidão a eles.
Alguns anos atrás, eu estava falando em uma conferência que tendia a um público excessivamente conservador e religioso. Depois de me sentar no evento pela maior parte do dia, esperando minha vez de falar, notei que ninguém na plataforma agradeceu ou honrou qualquer outra pessoa no dia todo. Então, quando subi lá, citei o nome de algumas das pessoas que estavam servindo naquele dia, tanto sobre o palco quanto por trás das cortinas, para as agradecer pelo seu trabalho duro pelo qual éramos beneficiados. Preguei, então, a minha mensagem, e, ao andar para fora do palco, fui puxado de canto e repreendido pelo anfitrião do evento. Ele disse que eu havia pecado, porque a glória pertence a Deus somente. Em resposta, exortei-o, explicando que Deus frequentemente escolhe fazer o Seu trabalho através de pessoas e que, desse modo, há uma diferença entre glória, que pertence a Deus somente, e gratidão, o que também cabe a servos humildes e fiéis que Ele escolhe para através deles fazer o Seu trabalho.
Este é o coração do que Paulo está fazendo em Romanos 16:1-16. Nesta seção, Paulo está honrando pessoas que trabalham no ministério fiel e humildemente, e deveríamos fazer o mesmo. Esta carta foi provavelmente lida na igreja, e para pessoas que provavelmente variavam de líderes bem conhecidos que estavam à frente até servos desconhecidos dos bastidores terem seus nomes mencionados em gratidão por ninguém menos que o apóstolo Paulo deve ter sido incrivelmente encorajador e deve ter dado início a uma cultura de honra e gratidão, a qual é crucial para uma igreja saudável. Curiosamente, Paulo menciona pelo menos 26 pessoas, além de duas famílias e numerosos encontros de igreja em lares, e louva mais mulheres do que homens. Sobre algumas das pessoas mencionadas nós sabemos um pouquinho. Febe é uma mulher que foi uma generosa doadora ao ministério de Paulo. Priscila e Áquila eram uma dupla dinâmica no ministério que faziam parte de múltiplos projetos ministeriais com Paulo, incluindo em Corinto (At 18:1-11; 1 Co 16:19-20), Éfeso (At 18:19; 2 Tm 4:19) e Roma (Rm 16:3-5).
Como um pastor, acho incrível que provavelmente o mais rico documento teológico cristão já escrito, o qual inflamou toda a Reforma Protestante, acaba com saudações amáveis casuais a cristãos comuns servindo em uma igreja local. Alguns comentaristas infelizmente consideram isto como uma meditação posterior, mas, como pastor, isso revela a mim que o motivo do estudo da Bíblia e da teologia é termos pessoas na igreja cheias do Espírito, servindo Jesus juntas como uma família e construindo relacionamentos amáveis e saudáveis, não apenas dentro da igreja, mas, também, entre “todas as igrejas”.
Perguntas:
1. Paulo escreve uma carta para encorajar e agradecer algumas pessoas. Há alguma pessoa ou grupo de pessoas pelos quais você poderia fazer a mesma coisa, escrevendo uma carta para encorajá-las e agradecê-las?
Scripture
About this Plan
Neste Plano de 13 dias, você estudará Romanos 12-16 de um modo aplicável e prático, que faz da teologia complicada acessível para todos. Seja você apenas um curioso sobre a Bíblia, um novo convertido ou um seguidor de muito tempo de Jesus, sabemos que Deus falará com você através deste Plano.
More