Romanos: Teologia Para TodosSample
No boxe, há os golpes e os contra-golpes. Aqueles que dão golpes avançam, agem agressivamente e estão constantemente diminuindo a distância para engajar o oponente. Os que dão contra-golpes esperam o oponente cometer um erro, e pacientemente buscam por uma abertura para se aproveitarem e devolverem socos.
O mundo em que vivemos é bem parecido com um ringue de boxe, e tudo – da mídia até as redes sociais e os relacionamentos interpessoais – consiste em vários tipos de golpes e contra-golpes. O resultado é dolorosamente óbvio – ninguém está ganhando, e todos estão feridos.
Nesta seção, o Espírito Santo, através de Paulo, nos ensina como aplicar o tema de Romanos 12:2 aos nossos relacionamentos mais difíceis: “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente...” O cristão deveria não apenas atacar e contra-atacar como o mundo. Ao invés disso, o Espírito Santo pode nos transformar, de modo que a nossa resposta às pessoas seja baseada em como Deus respondeu a nós em Cristo Jesus. A resposta de Deus a nós é amor, e, com a Sua ajuda, a nossa resposta aos outros também pode ser amor. Andar no caminho do amor é difícil, pois há penhascos em ambos os lados. De um lado, Paulo diz que podemos cair em hipocrisia, o que é o oposto da sinceridade, onde sorrimos e dizemos coisas legais quando as pessoas estão olhando, mas não nos importamos realmente com elas ou não as tratamos do mesmo modo quando ninguém está olhando. Do outro lado, Paulo diz que podemos cair na ingenuidade, que é o oposto da sabedoria e do discernimento. Pessoas tolas tentarão amar e amarão todo mundo, mesmo pessoas más que as usam e delas abusam, causando muito dano. Tais relacionamentos não são amorosos, mas permissivos. Amor verdadeiro é sincero e de coração, escolhe sabiamente em quem confiar e a quem ser devoto, e, de todo o coração, se doa e serve a vontade de Deus com a maior lealdade.
Para nos ajudar com o amor de Deus, Paulo compara e contrasta o que é amoroso e não-amoroso. Tome duas canetas coloridas e passe algum tempo destacando e anotando, com uma cor, todas as coisas que o amor é, e, com a outra cor, todas as coisas que o amor não é. Ao comparar e contrastar estes atributos, mantenha em mente de que forma elas o lembram de Jesus Cristo, que é a perfeita definição e o perfeito exemplo de amor.
Perguntas:
1. Honestamente, há algum “mal” na sua vida, baseado no que Paulo diz?
2. Você está fazendo um bom trabalho amando, da forma que Paulo diz? A quem?
3. Você não está fazendo um bom trabalho amando, da forma que Paulo diz? A quem?
Scripture
About this Plan
Neste Plano de 13 dias, você estudará Romanos 12-16 de um modo aplicável e prático, que faz da teologia complicada acessível para todos. Seja você apenas um curioso sobre a Bíblia, um novo convertido ou um seguidor de muito tempo de Jesus, sabemos que Deus falará com você através deste Plano.
More