Da manjedoura ao túmulo vazioSample
DIANTE DO CÁLICE
Texto: “Cheio de uma grande aflição, Jesus orava com mais força ainda” (Lc 22.44).
Após a Última Ceia, lemos que “Jesus saiu e foi, como de costume, ao monte das Oliveiras.” Judas conhecia bem esse costume. Ele sabia onde levar a guarda do Templo para prender Jesus. Ao escolher esse lugar e não um outro lugar desconhecido para Judas, Jesus já está cumprindo o plano do seu Pai.
Jesus instrui seus discípulos a que orem. Ele, então, se afasta deles, se ajoelha e ora: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento!” Este cálice é a ira furiosa de Deus por todos os nossos pecados. Engolir todo esse castigo será amargo e mortal. Mas Jesus se submete ao grande desígnio do seu Pai: “Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.”
O Pai envia um anjo para fortalecer o corpo de Jesus. Ele havia feito o mesmo depois de Jesus ter ficado quarenta dias sem comer, no deserto, sendo tentado por Satanás. Este anjo fortalece e renova a mente e o corpo de Jesus para que enfrente o horror da ira de Deus que virá sobre ele.
Mas a luta ainda não terminou. Jesus ainda teme o cálice que o Pai oferece a ele. Nós vemos a intensidade da luta de Jesus através das palavras do médico Lucas: “O seu suor era como gotas de sangue caindo no chão.” Pequenas veias sob a pele podem se romper sob estresse extremo, fazendo com que o sangue se misture com o suor. A luta dura por horas antes de Jesus finalmente ficar em paz. Ele se levanta, pronto para beber o cálice, completamente.
Oração: Senhor Jesus, teu amargo sofrimento no jardim preparou-te para a dura provação que viria. Dá-me a graça e força para orar a ti nas horas escuras da minha vida, pois o meu espírito está disposto, mas minha carne é fraca. Amém.
Scripture
About this Plan
Há poucas semanas nós celebramos o Natal. Mas não se esperava que Jesus ficasse na manjedoura para sempre. Ao seguirmos a sua vida e o seu ministério, nós conheceremos as razões de ele ter nascido em Belém, e veremos a grande obra que ele veio realizar por nós. Leia conosco o Evangelho de Lucas e veremos Jesus cumprir a sua missão, caminhando para a cruz e o túmulo vazio.
More