Da manjedoura ao túmulo vazioSample
DIANTE DO CONSELHO SUPERIOR DOS JUDEUS
Texto: “Quando amanheceu, alguns líderes dos judeus, alguns chefes dos sacerdotes e alguns mestres da Lei se reuniram” (Lc 22.66).
Enquanto Pedro está lá fora, negando Jesus, os homens que mantém Jesus preso zombam dele e batem nele. Eles tapam seus olhos, batem no seu rosto e o provocam para que diga quem foi que bateu nele. Durante toda a violência, Jesus ficou em silêncio.
Ao amanhecer, eles o levam até o Conselho Superior. E então eles o desafiam: “Diga para nós se você é o Messias.”
Jesus sabe que eles não estão interessados na verdade. Eles só querem encontrar uma acusação contra ele. Mostrando a indiferente teimosia deles, ele diz: “Se eu disser que sim, vocês não vão acreditar. E, se eu fizer uma pergunta, vocês não vão responder.” E, então, ele responde à pergunta deles com poder e majestade: “Mas de agora em diante o Filho do Homem se sentará do lado direito do Deus Todo-Poderoso”.
Realmente, ele é o Messias, mas ele não é o rei terreno que eles esperam. Ele é o Messias exaltado das Escrituras, o Filho de Deus e o Filho do Homem, que governa em poder e glória à mão direita do Pai, no céu. Ele é o Deus que será o Juiz deles no Último Dia.
Para esclarecer, a corte pergunta: “Então você é o Filho de Deus?”
Jesus responde: “São vocês que estão dizendo isso.” A resposta dele soa evasiva em português, mas não no grego de Lucas. Jesus afirma que as palavra que eles acabaram de dizer são verdade: ele é o Filho de Deus.
O Conselho Superior dos judeus condena Jesus por afirmar que é o Filho de Deus. Mas o tempo está passando rapidamente. Logo a cidade estará acordada e as temidas multidões retornarão. Eles precisam colocar Jesus na cruz antes disso acontecer. Então, eles logo o enviam para o governador romano.
Oração: Senhor Jesus, apesar das dúvidas e hostilidade dos líderes judeus, tu corajosamente revelaste a eles a verdade. Dá-me fé para crer que tu és o Filho de Deus, que governa à mão direita de Deus. Amém.
Scripture
About this Plan
Há poucas semanas nós celebramos o Natal. Mas não se esperava que Jesus ficasse na manjedoura para sempre. Ao seguirmos a sua vida e o seu ministério, nós conheceremos as razões de ele ter nascido em Belém, e veremos a grande obra que ele veio realizar por nós. Leia conosco o Evangelho de Lucas e veremos Jesus cumprir a sua missão, caminhando para a cruz e o túmulo vazio.
More