Aprendendo a viver como JesusSample
Mansidão
Se a paciência é a capacidade de suportar hostilidade e crítica sem raiva, a mansidão é a capacidade de suportar essas coisas sem agressão. A mansidão se revela quando aprendo que a forma semelhante a Cristo de reagir a conflitos e desavenças não é com palavras ríspidas e agressivas, hostilidade e provocação. Antes, é com suavidade, controlando a língua e mantendo a calma.
Ser manso significa ter plena consciência de que a outra pessoa também é um ser humano com sentimentos. E talvez essa pessoa, mesmo que esteja sendo extremamente desagradável, também esteja tão magoada quanto eu com o que está acontecendo. Por isso, se eu revidar com igual ou maior agressividade, só piorarei a situação. Feriremos um ao outro ainda mais, e de que adiantará?
Ser discípulo de Jesus significa tornar-se cada vez mais semelhante a ele, isto é, ser caracterizado por mansidão e humildade. E esse tipo de semelhança a Cristo é muito diferente da severidade e arrogância que podem facilmente contaminar a forma como algumas pessoas se comportam quando sua religião se torna farisaica e confrontadora.
Se Deus foi manso e repleto de graça para comigo e se desejo ser tratado com mansidão quando cometo erros, devo orar para agir desse modo com outros. Como pecador perdoado, devo acolher outros na comunhão dos perdoados. Devo permitir que o fruto do Espírito amadureça em minha vida e em meus relacionamentos.
Adaptado de Christopher J. H. Wright, Aprendendo a viver como Jesus: Um novo olhar sobre o fruto do Espírito (Mundo Cristão, 2019).
About this Plan
Ao aceitar o convite do teólogo Christopher J. H. Wright, você iniciará uma jornada pelos ensinamentos de Paulo sobre o fruto do Espírito e descobrirá como reorientar sua vida tendo Jesus como modelo. Este plano de leitura foi extraído e adaptado da obra Aprendendo a viver como Jesus: Um novo olhar sobre o fruto do Espírito, de Christopher J. H. Wright (Mundo Cristão, 2019).
More