Ore Como Jesusنموونە
Como Jesus Orou? Parte 2
A vida terrena de Jesus foi perfeita, o que significa que somente Ele tem a perfeita vida de oração. Portanto, não há melhor maneira de aprender sobre a oração do que aprender da vida de oração de Jesus.
Jesus orava longas orações
Ele não necessariamente orava longas orações publicamente, mas Jesus consumiu extensa quantidade de tempo particularmente em oração com o Pai. Lucas 6:12 nos dá um exemplo: “Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus”.
No calor da batalha espiritual, Jesus tomava distância. Ele orava durante toda a noite. Ele estava encarando a decisão de que homens tomar como seus discípulos. Isso era um negócio sério.
Muitas (talvez a maioria) vezes, você deveria orar suscintamente, mas há muitas vezes em que a melhor coisa que você ou eu podemos fazer é ficarmos sozinhos e distanciar-nos em oração. Se você está encarando uma crise ou a iminência de uma grande decisão de vida, eu o encorajo a ficar muito tempo sozinho em oração.
Antes de me casar com a minha esposa, Grace, eu orava longa e intensamente. Antes de termos tomado grandes decisões sobre a vida e o ministério, nós dois oramos muito, tanto juntos quanto sozinhos. Nestes momentos, Deus nos ajuda a processar os pensamentos, o nosso foco e os desejos, e a chegar à clareza em relação à Sua vontade para as nossas vidas, de modo que possamos nos mover juntos de modo confiante.
Jesus orava orações de agradecimento
Talvez a oração mais comum que Jesus orou foi uma oração de agradecimento. Se você está interessado em aprender a como orar como Jesus, não consigo pensar em melhor hábito para você começar a ter do que, como Paulo nos instrui em 1 Tessalonicenses 5:18, dar graças em todas as circunstâncias.
Aqui está um exemplo da vida de oração de Jesus, encontrado em Mateus 11:25-26: “Por aquele tempo, Jesus exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”.
Neste exemplo, Jesus está suscintamente, embora profundamente, agradecendo ao Pai por Sua graciosa revelação Dele mesmo a nós. É uma oração adoradora, uma oração teológica, mas ela é, em primeiro lugar e principalmente, uma oração de agradecimento.
Você deseja começar a impulsionar a sua vida de oração? Talvez você deva começar perguntando a si mesmo: “Pelo que eu deveria agradecer a Deus?” As respostas a essa pergunta são infinitas, então comece e não pare.
Quando você faz isso – conforme você faz isso –, isso constrói, dento de você, esperança e antecipação e expectativa. Isso fará de você um buscador de Deus e um doador de graça. Isso abrirá o seu coração para procurar razões para agradecer a Deus, e abrirá o seu coração com alegria por Suas muitas provisões. Pessoas agradecidas são pessoas que oram.
Jesus orou com o seu último suspiro
Em Lucas 23:46, lemos: “Então Jesus clamou em alta voz: — Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou”. A oração final de Jesus no momento da Sua morte, foi uma incrível declaração de submissão ao Pai. Neste momento, Jesus devota o seu último suspiro à glória de Deus.
A minha oração por você e por mim, é que, como a culminação de uma vida vivida em honra a Deus, honremos a Deus com os nossos últimos fôlegos. Possa o nome do Senhor estar nos nossos lábios nas últimas palavras que falarmos. Não amaldiçoando e não barganhando, mas em submissão à vontade do Pai, e em louvor de Sua gloriosa graça. Para nos prepararmos para esse dia, precisamos estar em oração cada dia, já que, na verdade, não sabemos quando será o nosso último dia.
Reflexão:
1. Faça questão de orar uma curta oração cada vez que algo acontecer hoje a você, pelo que você é agradecido. Veja se isso não melhora a sua atitude e, também, impulsiona a sua vida de oração, conforme você continua com este hábito nos dias e meses a seguir.
2. Há algo doloroso ou que lhe causa medo em sua vida exatamente agora, pelo que você precise gastar um tempo extenso com Deus em oração, para trabalhar com profundo processamento emocional? Se sim, quando e como você arranjará este importante tempo para encontrar-se com Deus?
About this Plan
Este plano explica que orar é conversar com o seu Pai Celestial. Veremos o ensino de Jesus sobre a oração e o lugar que esta teve em sua própria vida. Explora o que é a oração, quem é Deus Pai, como deveríamos orar, pelo quê deveríamos orar e quando e onde deveríamos orar, fornecendo passos práticos para construir uma vida de oração como a de Jesus.
More