Ore Como Jesusنموونە
Quando Jesus Orou? Parte 2
Exatamente como a comida nutre o nosso corpo, assim a oração nutre a nossa alma. E orar por nossas refeições combina as duas, de modo que o nosso corpo e a nossa alma são nutridos.
Jesus orava na hora da refeição
As orações nos momentos de comer parecem estar saindo de moda, mas até mesmo uma rápida pesquisa nos Evangelhos mostrará Jesus continuamente orando pelas refeições.
Jesus não apenas orou para que Deus provesse pão diário, Ele agradeceu a Deus pela provisão antes que Ele a comesse. Em Mateus 14:19, nós lemos isto:
“E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, pegando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes deram às multidões”.
Jesus entende que Deus é digno de agradecimento por toda provisão, e Ele é intencional a respeito de agradecer a Deus pela provisão de algo que você e eu, frequentemente, tomamos por garantido – comida. Em algumas culturas, os cristãos oram ao final da refeição, agradecendo a Deus especialmente pelas partes que eles mais gostaram. Isso também é correto.
A maioria de vocês lendo isso vive em uma cultura de abundância. Mesmo se você não tem muito dinheiro, as chances são que você não passe um dia sem comida para comer e água para beber. Quando foi a última vez que você agradeceu a Deus pela provisão “comum”? Há milhões no mundo que não sabem se comerão hoje. Talvez agradecer a Deus na hora da refeição não devesse ser tão mecânico e trivial.
Jesus continuamente abençoa as refeições “comuns”, mas Ele também abençoou refeições especiais. Em Marcos 14:23, lemos: “A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele”. E em Lucas 22:19: “E, pegando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: — Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim”.
Não ore a mesma coisa toda vez! Não seja habitual com as suas orações pelas refeições. Você pode também querer ser cuidadoso e sensível com o que você ora. Geralmente com boas intenções, a oração é proferida: “Senhor, abençoe esta comida para a nutrição dos nossos corpos”. Mas isso é exatamente para o que Ele fez a comida. É um pouco parecido com orar: “Senhor, faça essa água molhada”.
Ore de coração. Agradeça a Deus pela comida específica, agradeça a Deus pelas pessoas específicas que a preparam e agradeça a Deus pelas pessoas específicas com quem você está comendo.
Reflexão:
1. Você normalmente ora por suas refeições de um modo significativo? Se não, hoje é um bom dia para começar.
2. Você agradece a Deus por suas provisões diárias?
Scripture
About this Plan
Este plano explica que orar é conversar com o seu Pai Celestial. Veremos o ensino de Jesus sobre a oração e o lugar que esta teve em sua própria vida. Explora o que é a oração, quem é Deus Pai, como deveríamos orar, pelo quê deveríamos orar e quando e onde deveríamos orar, fornecendo passos práticos para construir uma vida de oração como a de Jesus.
More