YouVersion Logo
Search Icon

Lucas 1

1
Prefácio
1Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, 2conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, 3igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, 4para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.
Zacarias e Isabel
5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias.#1Cr 24.10 Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor. 7E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
Predições referentes a João Batista
8Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, 9segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso; 10e, durante esse tempo, toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando. 11E eis que lhe apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do incenso. 12Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor. 13Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. 14Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento. 15Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho#Nm 6.3 nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. 16E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias,#Ml 4.5-6 para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. 18Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. 19Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel,#Dn 8.16; 9.21 que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. 20Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão. 21O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário. 22Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. 23Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
A felicidade de Isabel
24Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: 25Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.
Predito o nascimento de Jesus
26No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem#Mt 1.18 desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. 28E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. 29Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. 30Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.#Mt 1.21 32Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.#Is 9.7 34Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? 35Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. 36E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. 37Porque para Deus não haverá impossíveis#Gn 18.14 em todas as suas promessas. 38Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.
Maria visita a Isabel
39Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. 42E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre! 43E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? 44Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. 45Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.
O cântico de Maria
46Então, disse Maria:
A minha alma engrandece ao Senhor,
47e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
48porque contemplou na humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,
49porque o Poderoso me fez grandes coisas.
Santo é o seu nome.
50A sua misericórdia vai de geração em geração
sobre os que o temem.
51Agiu com o seu braço valorosamente;
dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
52Derribou do seu trono os poderosos
e exaltou os humildes.
53Encheu de bens os famintos
e despediu vazios os ricos.
54Amparou a Israel, seu servo,
a fim de lembrar-se da sua misericórdia
55a favor de Abraão#Gn 17.7 e de sua descendência, para sempre,
como prometera aos nossos pais.
56Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.#1Sm 2.1-10
O nascimento de João Batista
57A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho. 58Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo. 59Sucedeu que, no oitavo dia,#Lv 12.3 foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João. 61Disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que tenha este nome. 62E perguntaram, por acenos, ao pai do menino que nome queria que lhe dessem. 63Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram. 64Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus. 65Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas. 66Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.
O cântico de Zacarias
67Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:
68Bendito seja o Senhor, Deus de Israel,
porque visitou e redimiu o seu povo,
69e nos suscitou plena e poderosa salvação
na casa de Davi, seu servo,
70como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas,
71para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam;
72para usar de misericórdia com os nossos pais
e lembrar-se da sua santa aliança
73e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai,
74de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos,
o adorássemos sem temor,
75em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.
76Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo,
porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos,#Ml 3.1
77para dar ao seu povo conhecimento da salvação,
no redimi-lo dos seus pecados,
78graças à entranhável misericórdia de nosso Deus,
pela qual nos visitará o sol nascente das alturas,
79para alumiar#Is 9.2 os que jazem nas trevas e na sombra da morte,
e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
80O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.

Currently Selected:

Lucas 1: ARA

Highlight

Share

Copy

None

Want to have your highlights saved across all your devices? Sign up or sign in

YouVersion uses cookies to personalize your experience. By using our website, you accept our use of cookies as described in our Privacy Policy